Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

5º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer promove debate sobre o futuro da Oncologia no Brasil

09/08/2018

Com o apio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades médicas nas áreas de cancerologia, patologia, radioterapia, transplante de medula óssea, Medicina Nuclear e hematologia, hemoterapia e terapia celular, o Congresso Todos Juntos Contra o Câncer chega à 5ª edição em 2018. Neste ano, o evento terá seis macrotemas envolvendo prevenção, tratamento, gestão, financiamento e inovação no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Os desafios da Oncologia no Brasil serão debatidos pelos mais de 3.500 congressistas líderes de Saúde reunidos em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de setembro. 

O primeiro dia de atividades terá uma programação de workshops. Nos dias 26 e 27, quatro salas simultâneas receberão 25 painéis de discussão abertas ao público geral, com temas relacionados a estudos clínicos, câncer infantil, notificação compulsória da doença, prevenção e humanização no tratamento, financiamento em saúde/valor preço do tratamento no Brasil.  

Parte do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, o Congresso tem por objetivo levantar as principais dificuldades na Oncologia brasileira e, com o apoio de especialistas, propor as soluções necessárias aos órgãos responsáveis pela Saúde. 

"Precisamos trabalhar em colaboração para discutir de que forma poderemos garantir o acesso rápido ao tratamento, para que todo paciente tenha um prognóstico mais positivo", afirma Merula Steagall, presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. "Estamos na quinta edição do Congresso e podemos enumerar várias conquistas conjuntas. No entanto, ainda há muitos desafios para reverter o avanço da doença aqui no país", completa.

O Observatório de Oncologia, plataforma de dados abertos do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer divulgou, em abril, estudo que mostra que cerca de 10% das cidades brasileiras já possuem o câncer como principal causa de morte. Dos 516 municípios onde os tumores matam mais, 78% ficam no Sul e Sudeste, ao passo que, das 5.570 cidades brasileiras, apenas 51% ficam nessa mesma região.

Todos Juntos Contra o Câncer

O 5º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer é parte do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, idealizado pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), em parceria com mais de 120 entidades de apoio ao paciente, e objetiva influenciar as políticas na área de Oncologia e acelerar a promoção da saúde. As informações completas e as inscrições para o evento estão disponíveis em http://congresso.tjcc.com.br

5º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer

Datas: de 25 a 27 de setembro de 2018

Workshops:

Dia 25/09

Painés de debate:

Dia 26/09 – das 8h às 19h

Dia 27/09 – das 8h às 18h

Local: WTC Events Center - Av. das Nações Unidas, 12551, Brooklin, São Paulo (SP)

 

Fonte: Site do CFM