Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Agosto Dourado: SBP prepara série de ações para promover o mês da amamentação no Brasil

08/08/2018

Para celebrar o Agosto Dourado, mês da amamentação no Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio de seu Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM), preparou uma série de ações voltadas aos pediatras e à população em geral com o objetivo de relembrar a importância da data e o papel do pediatra na promoção do aleitamento materno. O esforço concentrado em prol da amamentação começa nesta quarta-feira (1º) e se estenderá até a primeira semana de setembro. Serão mais de 30 dias onde o tema ocupará espaço privilegiado na agenda dos pediatras e pacientes.

Do leque de atividades, constam lançamento de documentos; produção de conteúdos interdisciplinares mostrando a relação estreita entre a amamentação e outras áreas da medicina; disponibilização de aulas em vídeo e podcasts; além de uma forte presença no tema nas redes sociais da SBP e de entidades parceiras.

“O Agosto Dourado é uma oportunidade de reforçar o ato de amamentar e os seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, não só no período em que a criança é amamentada, mas para toda a vida. Estudos científicos comprovam a eficácia do leite materno na redução de morbidades, mortalidades, desigualdades, violência, danos ambientais bem como na prevenção de diversas doenças, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho” destaca a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Para a presidente do DC de Aleitamento Materno da SBP, dra. Elsa Giugliani, especificamente quanto ao tema da SMAM, “o pediatra pode auxiliar na sua divulgação, colaborando assim para aumentar a conscientização da importância da amamentação no presente e no futuro da criança e na redução das desigualdades”.

Dra. Luciana reforça que esse é o papel que todos os pediatras devem ter frente à sociedade: trabalhar a conscientização de todas as mulheres e mães sobre a importância de amamentar o seu filho exclusivamente com o leite materno até, pelo menos, os primeiros seis meses de vida, desde que não haja algum motivo clínico que impossibilite o aleitamento, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Academia Americana de Pediatria (AAP), do Ministério da Saúde e da própria SBP.

Ela enfatiza também o papel do pai, que deve apoiar a amamentação e necessita de informações adequadas para tal. Além disso, chama a atenção para o lançamento no fim de agosto do Curso de EAD em Aleitamento Materno, que estimulará o pediatra brasileiro a assumir maior protagonismo nas ações de incentivo à amamentação. Segundo destaca, esse ano, o foco da SBP é o prolongamento do período de amamentação: “queremos com este curso que mais crianças sejam amamentadas e por um período maior”, diz.

AÇÕES – Na primeira semana de agosto, será publicado o documento científico “Amamentação: a base da vida”, em referência à temática deste ano definida pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês). De acordo com a rede internacional, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”. Outros dois documentos – “Aleitamento materno e sexualidade” e “Consultório Amigo da Amamentação” – serão lançados no decorrer do mês.

Durante todos os dias do mês de agosto, serão divulgados pela SBP conteúdo relacionado a 31 temas interdisciplinares, com o resumo de artigos relacionados ao aleitamento materno. O material virá acompanhado de um texto de apresentação e de cards para as redes sociais elaborados especialmente pelo Setor de Marketing da SBP. Outra ação prevista será o lançamento semanal de textos elaborados especialmente para o hotsite “Pediatria para Famílias”, cujo conteúdo é voltado aos pais e cuidadores de crianças, com linguagem acessível e temas diversos.

Na terceira semana de agosto, será lançada uma aula de Ensino à Distância (EAD) em amamentação ministrada pela presidente da SBP, dra. Luciana Silva. Serão apresentados dois temas: “Por que a amamentação é importante para a SBP” e “O papel do pai na amamentação”. Ainda haverá uma entrevista com a fisioterapeuta Tatiane Falcão, docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Em parceria inédita com a revista Residência Pediátrica (RP) – publicação científica da SBP direcionada aos médicos residentes – foram produzidos sete podcasts, que serão divulgados toda quinta-feira, a partir do dia 2 de agosto, no site da RP e da SBP. Os temas abordados serão “A importância da promoção do aleitamento materno pelo pediatra na sala de parto”, com a dra. Vilneide Braga Serva; “Boas práticas em neonatologia e aleitamento materno” e “Método Canguru e aleitamento materno”, ambos com a dra. Carmen Elias; “Fim da licença-maternidade”, com a dra. Rosa Negri; “Amamentação em tandem”, com a dra. Rossiclei Pinheiro; “Pseudoconstipação do leite materno”, com a dra. Graciete Vieira; e “Desmame”, com o dr. Roberto Issler.

Encerrando o ciclo de atividades, na primeira semana de setembro, será produzido o tradicional SBP AmamentAÇÃO, edição nº 24/2018, que trará um balanço das ações realizadas pela SBP e suas filiadas nos estados sobre a SMAM. O informativo especial trará ainda acesso a todo o material oficial da campanha produzido pelo Ministério da Saúde, links diretos para os documentos científicos produzidos neste ano pelo DC de Aleitamento Materno, entrevista exclusiva com um integrante do DC de Aleitamento e a repercussão na mídia.

Fonte: Site da SBP