Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer

06/08/2018

A vacinação é uma forma eficaz - e, muitas vezes, a única alternativa - para prevenir doenças, seja em crianças ou em adultos. Por isso, é importante manter a caderneta de vacinas atualizada. A caderneta é o único documento que precisa ser apresentado na hora de receber a imunização, mas a perda do mesmo não impede que crianças e adolescentes sejam vacinados.

Começa nesta segunda-feira (6/8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e ao Sarampo. Leve seu pequeno ao posto de vacinação mais perto de sua casa (mesmo se ele já tiver sido vacinado).E não se esqueça de levar a caderneta. O período segue até 31 de agosto.

Se o cidadão perder a própria caderneta ou a de crianças da família, basta ir ao posto ou unidade de saúde no qual a pessoa foi vacinada. Lá, os profissionais vão resgatar as informações na ficha de registro, onde todas as vacinas aplicadas são anotadas, e fornecer a 2ª via do documento.

Em caso de dúvida ou impossibilidade de obter essas informações nas unidades de saúde, o cidadão pode buscar no Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, mais informações. O programa é responsável pela avaliação e encaminhamento dos questionamentos das atividades de vacinação das unidades de saúde.

Recomendação

O Ministéio da Saúde avisa que o cartão de vacinação é um documento que deve ser guardado junto aos demais documentos pessoais. Sua emissão pode ser feita em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em clínicas particulares — basta apresentar um documento com foto. O cartão deve ser atualizado sempre que uma nova vacina for tomada.

Dia D de mobilização nacional - 18 de agosto, sábado, todos os postos do país estarão abertos.

Fonte: Blog Saúde