VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos da ANCP abre inscrições

11/07/2018

Entre os dias 21 a 24 de nvembro de 2018, Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realiza na cidade de Belo Horizonte - MG, o VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos com o tema: "Consolidando Conquistas/ Rompendo Barreiras". O Congresso terá entre seus palestrantes renomados paliativistas de diversas regiões do Brasil e do Mundo, todos reunindo grande bagagem no cenário paliativista nacional e internacional. “Após muito trabalho, conseguimos trazer ao congresso alguns dos mais influentes especialistas em cuidados paliativos no país e de diversas partes do mundo para que possam compartilhar sua expertise”, diz Daniel Forte, presidente da ANCP.

Durante os dias de palestras serão abordados diversos temas que envolvem desde assuntos relacionados a políticas públicas, comunicação, diretivas antecipadas de vontade e testamento vital, cuidados com a equipe, espiritualidade, graduação, pesquisa, cuidados paliativos pediátricos e perinatais, entre outros. Totalizando mais de 20 horas de intenso aprendizado e network. Além das palestras, no dia 21 serão realizados quatro cursos pré-congresso. Os temas dos cursos serão: 

●   Gestão em Cuidados Paliativos: uso da linha de excelência paliativa

●   Enfermagem - competências e habilidades do enfermeiro em Cuidados Paliativos – O Que, Como e Quando podemos/devemos fazer?

●   Psicologia - Luto Antecipatório: conceitos e possibilidades de intervenção em Cuidados Paliativos

●   Medicina - tópicos avançados em Medicina Paliativa

Entre os palestrantes internacionais já confirmados estão Vicki Jackson, médica, coordenadora da divisão de Cuidados Paliativos do Massachusetts General Hospital - Harvard Medical School - EUA; Fernando Kawai, médico, diretor do programa de fellowship em Hospice e Cuidados Paliativos do New York Presbyterian Queens, Weil Medical College of Cornell University - EUA; Patrícia Coelho, enfermeira, professora da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa - Porto e membro da Academia Portuguesa de Cuidados Paliativos - Portugal; Rut Kiman, médica, chefe da equipe de Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Nacional Prof. A Posadas - Argentina; e Elena D Urbano - assistente social, chefe do Departamento de Serviço Social do Hospital Dr Carlos Bonorino - Udaondo - Argentina.

“Convidamos paliativistas de diversas profissões e de outros países para enriquecerem nosso congresso com experiências do quotidiano. O objetivo é que as discussões ocorram baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis sem perder de vista o que nós brasileiros temos de melhor: a sensibilidade do "olho no olho"”, diz Milena Reis tesoureira da ANCP e membro da Comissão Executiva do Congresso.

As inscrições para o VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos já estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://congressoancp2018.com.br/

 

VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos

21 e 24 de Novembro de 2018

Local: Expominas

Avenida Amazonas, 6200 - Gameleira

Belo Horizonte - MG

Informações e inscrições pelo: http://congressoancp2018.com.br/

 

Sobre a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) - Fundada em fevereiro de 2005, Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) tem o objetivo de empenhar-se pelo reconhecimento da especialidade na área médica e viabilização do acesso ao serviço no Brasil, que de acordo com relatório divulgado pela OMS, não possui iniciativas suficientes. Conta atualmente com mais de 1000 associados e estima que existam mais de 160 instituições com equipes de cuidados paliativos no País, incluindo desde de serviços em atenção primária até as principais instituições públicas e privadas. E considerando o total de hospitais existentes no Brasil, nota-se que a demanda por atendimento de cuidado paliativo é muito superior à oferta disponível atualmente.

Fonte: ANCP