Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médico Jovem: Abertas as inscrições para o 3º Fórum Nacional de Integração

06/07/2018

O CFM vai realizar nos dias 25 e 26 de julho, em São Paulo, o 3º Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem. O evento vai discutir temas importantes para quem saiu há menos de dez anos da faculdade, como Residência Médica, Programa Mais Médicos, mercado de trabalho e gestão do tempo e da carreira. "A expectativa é que este seja o maior fórum já realizado. Não só pela localização, mas também devido aos temas a serem discutidos e, também, porque teremos a participação de convidados dos Estados Unidos e da Europa, que vão nos dizer como é a situação dos médicos jovens em seus países", prevê o coordenador da Câmara Técnica de Médicos Jovens, conselheiro Hiran Gallo.

A primeira atividade do evento será a mesa redonda 1º International Young Doctors Forum, que contará com a participação de Caline Mattar, presidente da Junior Doctors Network-World Medical Association, entidade que congrega os médicos jovens integrantes da World Medical Association (WMA), que vai falar sobre o médico jovem em um cenário global. Em seguida, o conselheiro federal e membro da Confederação Médica Latino-Americana (Confemel), Jeancarlo Cavalcante, será responsável pelo tema medicina de fronteira e migração médica. Saúde global e diplomacia será o tema da palestra do representante da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), Francisco Pavão. O diretor da WMA e da Associação Médica Brasileira (AMB), Miguel Jorge, vai falar sobre o que está mudando na medicina e no cenário mundial.

Mais médicos – No horário da tarde, a mesa redonda abordará o que mudou Cinco anos após a lei do Mais Médicos, e terá como palestrantes José Odair Ferrari, integrante da Comissão Nacional de Ensino Médico do CFM, que vai falar sobre uma visão global sobre o programa; a médica e deputada federal Mariana Carvalho (PSDB/RO); o conselheiro federal e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, Lúcio Flávio Gonzaga, responsável pelo tema Visão do CFM sobre o projeto Mais Médicos; o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo, Guilherme Andrade Peixoto, que falará sobre o médico jovem e o mercado de trabalho.

A mesa redonda seguinte terá como tema Residência Médica e outros modelos de formação de especialistas. Os palestrantes serão Juracy Barbosa, presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR); Rosana Leite Melo, secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica; Mauro Ribeiro, 1º vice-presidente do CFM e Paulo Baroni, secretário da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). Mercado de trabalho em medicina será o tema da palestra da ex-presidente da ANMR e membro da Comissão de Integração do Médico Jovem, Naiara Costa Balderramas. Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Lavínio Camarim, fará a conferência sobre O papel do Conselho na proteção da população.

Gestão da carreira – As atividades do dia 26 de julho (quinta-feira) começarão com uma conferência sobre Gestão de tempo e carreira médica. Em seguida, às 10h, será iniciada a mesa redonda A saúde do médico e suas relações profissionais. O primeiro palestrante será o conselheiro federal e professor da Universidade Federal do Piauí, Leonardo Luz, que falarão sobre o perfil do médico jovem e suas expectativas para o futuro. A saúde mental do médico jovem será o tema da palestra do ex-presidente da ANMR e membro da Comissão de Integração do Médico Jovem, Arthur Danilla. Em seguida, o também membro dessa Comissão, Nívio Lemos Moreira Júnior, vai falar sobre Assédio moral na medicina. A última palestra dessa mesa será da professora da Universidade de Medicina de Marília Katia Burle Guimarães, que vai falar sobre violência na formação médica e os núcleos de apoio.

O primeiro painel da tarde do dia 26 será sobre Inovações em medicina, novas tecnologias e relação médico-paciente. O palestrante será o criador do site www.academiamedica.com.br, Fernando Carbonieri. Os debatedores serão os corregedor do CFM, Fernando Maia Vinagre; o CEO da Health Innova Hub, Fernando Cembranelli e os representantes do hospital Sírio-Libanês, Marcelo Benedet Tournier e Fábio Jatene.

Em seguida, o professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP Chao Lung Wen será o palestrante do painel Presente e Futuro da Telemedicina. Os debatedores serão representantes do CFM, do Hospital Sírio-Libanês e Alberto Einstein, além da diretora-executiva do Núcleo de Inovação Tecnológica (Inrad) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Marisa Riscalla Madi.

A última conferência do evento será sobre a Ética médica nos tempos atuais, a ser proferida pelo presidente do CFM, Carlos Vital. Após o encerramento, será lida a Carta de São Paulo. Para o integrante da Comissão, Igor Caldas, rondoniense que faz residência médica em São Paulo, este será o maior Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem "não só pela concomitância com o 1º Fórum Internacional e consequente participação de médicos de outros países, mas, principalmente, porque a capital paulista reúne uma densidade maior de médicos com poucos anos de formação".

Caldas elogiou a rotatividade nos locais de realização do evento, que já foram realizados em Brasília e Belém do Pará, e propôs que os conselhos regionais também criem suas comissões de médicos jovens. "Já somos maioria entre os praticantes da medicina. É urgente, portanto, que o sistema conselhal tenha um diálogo constante com essa nova geração", defende Caldas.

Saiba mais: http://www.eventos.cfm.org.br

Fonte: Site do CFM