Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Senado designada relatora para proposta do CFM que tenta coibir desaparecimento de crianças

16/03/2018

A proposta do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre ações em busca de crianças desaparecidas deu seu primeiro passo importante. Foi designada relatora, a Senadora Kátia Abreu (Sem Partido/TO), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH). 

Acompanhe a tramitação da SUG nº 1/2015:  http://goo.gl/IQF5rm 

A sugestão do projeto de lei de iniciativa popular articulada pelo CFM obriga, entre outras finalidades, a notificação compulsória do registro de desaparecimento de crianças e adolescentes ao Ministério da Justiça (MJ). Essa medida, aplicada às unidades policiais de todo o país, reforça a efetividade do cadastro nacional administrado pelo MJ. 

Na proposta há um destaque para que o MJ ainda mantenha atualizado diariamente o site www.desaparecidos.gov.br e divulgue campanha permanente de prevenção a desaparecimentos de crianças e adolescentes. “Hoje possuímos esse cadastro, mas é totalmente desatualizado e pouco priorizado. Sem essa divulgação oficial, fica impossível buscar uma criança que não tenha nome ou rosto. Da forma que é proposto hoje também não funciona: não dá para aguardar os pais incluírem o caso, isso deve ser feita imediatamente por um policial”, defendeu o membro da Comissão de Ações Sociais do CFM, Ricardo Paiva. 

O texto ainda prevê que o registro de identidade civil passa a ser obrigatório para crianças a partir de dois anos de idade, providência considerada importante para ajudar na identificação em caso de desaparecimento.