Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Anvisa publica boletins voltados ao consumidor para prevenir uso inadequado de medicamentos

22/01/2018

A Ouvidoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Departamento Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, periodicamente publica o Boletim Consumo e Saúde, material que busca trabalhar a educação sanitária e cidadã, em uma linguagem acessível e clara. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da consciência social e favorecer a divulgação dos direitos da população, estimulando uma postura crítica do consumidor.

Os últimos números da publicação abordaram os temas Antibióticos: use com cautela e Medicamentos: como utilizá-los sem trazer danos à saúde. O primeiro alerta para o uso inadequado de antimicrobianos, tanto na saúde humana quanto dos animais. A agência ressalta a dificuldade no combate ao crescente número de infecções em virtude do consumo indiscriminado dessas substâncias. 

Já o segundo trata sobre a utilização segura de medicamentos, anunciada como uma prioridade pela Organização Mundial da Saúde. A publicação traz alertas sobre os cuidados a serem adotados no uso de medicamentos e os riscos do consumo inadequado de remédios.

 

Fonte: Site do CFM