Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Brasil sedia Cúpula Mundial de Hepatites em novembro

31/03/2017

A Cúpula Mundial de Hepatites (CMH) – ou World Hepatitis Summit – é um encontro global bianual que tem por objetivo intensificar o progresso da agenda sobre as hepatites virais. Iniciativa conjunta entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Aliança Mundial contra as Hepatites (World Hepatitis Alliance/WHA), o evento é realizado em colaboração com um país anfitrião diferente a cada edição.

São Paulo foi escolhida para sediar a segunda edição da CMH – entre os dias 1º e 3 de novembro de 2017 – graças ao reconhecido protagonismo do Brasil no enfrentamento às hepatites virais. A primeira edição da CMH foi realizada em Glasgow, na Escócia, em setembro de 2015.

O grande encontro reunirá governos, formuladores de políticas, especialistas em saúde pública e representantes da sociedade civil para debater formas originais de implementar a Estratégia Global do Setor de Saúde contra as Hepatites Virais (GHSS) – e de alcançar o objetivo maior de eliminar as hepatites virais como ameaça à saúde pública até 2030. Mais informações sobre esses Focos Estratégicos no Programa da Cúpula Mundial de Hepatites 2017 estão disponíveis no site da Cúpula: http://www.worldhepatitissummit.org/pt/2017/p%C3%A1gina-inicial

Para a diretora do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, a Cúpula Mundial de Hepatites “é o momento certo para debatermos as estratégias de combate à doença, que é urgente”. Segundo a diretora, “os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas nos convidam a participar desse momento – e por isso contamos com o seu apoio e com o apoio de seu país, de seu estado, de sua cidade, de sua organização”.

BRASIL – O país está na vanguarda da prevenção e tratamento da doença. Desde 2015, o Brasil incorporou quatro novos medicamentos revolucionários para o tratamento da hepatite C. Com essa nova tecnologia, diminuem-se os efeitos colaterais e o tempo de tratamento. Em menos de dois anos, o Brasil já tratou cerca de 50 mil pessoas, elevando a taxa de cura da doença de 60% para mais de 90%.

DOENÇA SILENCIOSA – As hepatites virais são silenciosas, mas seus números dizem muito. No mundo todo, 1,4 milhão de pessoas morrem todos os anos em decorrência delas.

Juntas, as hepatites B e C são a causa de mais de 80% dos casos de câncer de fígado no mundo. No Brasil, são mais de 500 mil casos.

INSCRIÇÕES – A Cúpula Mundial de Hepatites abriu a inscrição de trabalhos – convidando indivíduos, grupos e organizações a apresentarem suas contribuições originais (incluindo pesquisas científicas, sociais e comunitárias, programas, produtos e políticas) e a explicar como estas contribuem ou poderão contribuir para a resposta às hepatites virais em seus países, regiões ou comunidades.

Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados serão convidados a apresentá-los na Cúpula Mundial de Hepatites.

O prazo para a inscrição de trabalhos se encerra em 1º de maio de 2017. Os trabalhos estão limitados a 500 palavras; os títulos estão limitados a 30 palavras. Resumos acadêmicos/de pesquisa e descrições de inovações são bem-vindos. Saiba mais em: http://www.worldhepatitissummit.org/pt/2017/p%C3%A1gina-inicial

O QUÊ: Cúpula Mundial de Hepatites 2017
QUANDO: 1º a 3 de novembro
ONDE: World Trade Center, São Paulo

MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde: 3316-7624
Grace Perpetuo: graceperpetuo@aids.gov.br

Fonte: Ascom da DIAHV