Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Ciência de Dados aplicada à Saúde é tema de novo curso da Fiocruz

10/01/2017

O Icict está oferecendo, por meio da Gestão Acadêmica, o curso de atualização em Ciência de Dados aplicada à Saúde - 2017, para profissionais graduados com noções em métodos quantitativos atuantes na área de Saúde Pública ou de interesse para a saúde e estudantes de pós-graduação em Saúde Pública ou Ciência Exatas e da Terra ou Probabilidade e Estatística ou Ciência da Computação ou Ciências Sociais Aplicadas ou áreas de interesse para a Saúde. Há, ao todo, 10 vagas.

O curso é gratuito, tem carga horária de 60 horas e é coordenado por Marcel Pedroso e Christovam Barcellos, respectivamente, pesquisador e coordenador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Icic/Fiocruz. As inscrições começam dia 2 de janeiro e se estendem até 2 de fevereiro de 2017. As aulas começam dia 22 de março e terminam em 22 de julho de 2017, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h30.

Uma característica do curso de atualização em Ciência de Dados aplicada à Saúde é que a capacitação integra as atividades e objetivos do projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico “Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde”, coordenado Lis/Icict/Fiocruz, em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O projeto está inserido no Grupo de pesquisa Ciência de Dados aplicada à Saúde, certificado pela Fiocruz e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil e tem como objetivo principal desenvolver e disponibilizar Plataforma de Ciência de Dados (PaaS – Platform as a Service) como um serviço de armazenamento, gestão e análise de Big Data em Saúde para pesquisadores, docentes e discentes de instituições de ensino e pesquisa, bem como, gestores governamentais. 

A atualização tem como dois de seus objetivos promover uma interface entre aspectos teóricos e práticos sobre Ciência de Dados, mineração de dados, análise preditiva e análise visual de grandes quantidades de dados do setor saúde e de seus determinantes socioambientais; e fomentar a utilização acadêmica da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde, desenvolvida pelo Icict, promovendo inovação tecnológica e aprendizagem colaborativa. 

As inscrições deverão ser feitas pelo site da Plataforma SIGA, seguindo os links: Inscrição > Presencial > Atualização >Icict> Ciência de Dados aplicada à Saúde - 2017/Sede. O candidato interessado deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma SIGALS, o qual deverá ser impresso, assinado e encaminhado pelo Correio, via SEDEX 10, ou entregar pessoalmente na Gestão Acadêmica do Icict, até o dia 03 de fevereiro de 2017, juntamente com a documentação solicitada no edital. A chamada pública pode ser acessada ao lado.

O curso será realizado no Laboratório de Informática, sala 212, do Prédio da Expansão da Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). Outras informações poderão ser obtdias na sala 210, do mesmo prédio, de 8h as 16h, pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br ou telefone (21) 3882-9063.

Fonte: Site da Fiocruz