Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Curso sobre Situações Clínicas Comuns na Atenção Básica está com inscrições abertas

09/12/2016


Estão abertas, a partir dessa terça-feira (6), as matrículas para o curso online Situações Clínicas Comuns na Atenção na Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pelo Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFPel).

O curso possui carga horária de 45 horas e é voltado para médicos e enfermeiros. Demais interessados podem acessar todo o material da capacitação, no entanto não receberão certificação. Para se matricular, basta acessar esse link até o dia 6 de março de 2017. O início é imediato. Assim como todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é gratuito.

De acordo com o médico professor do Departamento de Medicina Social da UFPel, Everton José Fantinel, a Atenção Primária é a porta preferencial de entrada no Sistema Único de Saúde e, portanto, se propõe a resolver a maior parte da demanda de saúde da população. "Entretanto, limitações na qualidade da Atenção prejudicam a capacidade resolutiva. O curso será um instrumento de educação permanente para os profissionais de saúde e permite que o aluno tenha acesso à ferramenta no momento que lhe for mais conveniente, sem ter que interromper sua atividade profissional", afirma.

Fantinel, que também é conteudista do curso, explica ainda que o principal foco da capacitação é complementar e expandir os conhecimentos destes profissionais em domínios específicos, mas com grande aplicabilidade na sua prática diária.

O curso possibilita que os profissionais ampliem seus conhecimentos e desenvolvam o raciocínio clínico, qualificando sua prática clínica no cotidiano da Atenção Primária à Saúde. Para isso, a metodologia utiliza uma interface simples, dinâmica, intuitiva e apresenta casos clínicos interativos em diferentes grupos populacionais.

Os conteúdos abordam temas abrangentes, como doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental, urgências na Atenção Primária à Saúde, infecções sexualmente transmissíveis, cuidados na assistência pré-natal de baixo risco, rastreamento do câncer do colo uterino e puericultura. Também são disponibilizados materiais de apoio como auxílio aos casos clínicos apresentados, como calculadoras médicas, escalas, e publicações para orientação dos usuários.

Fonte: Portal UNA-SUS