Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Anvisa registra medicamento genérico inédito para leucemias e mielodisplasias

03/11/2016

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última segunda-feira (31), o registro do medicamento genérico da azacitidina. O remédio é utilizado no tratamento da síndrome mielodisplásica e leucemia.

A aprovação do medicamento deve reduzir os custos do tratamento dessas doenças. De acordo com a lei dos genéricos, esses remédios devem entrar no mercado com um valor pelo menos 35% menor que o valor do produto de referência.

Até o momento, não havia genéricos da azacitidina, que está no mercado com o nome comercial Vidaza, fabricado pela United Medical Ltda. A empresa é a mesma que recebeu agora o registro do genérico inédito.

Apesar de ter a mesma origem de fabricação, o produto tem de ir para o mercado com o desconto exigido por lei.

Indicação da azacitidina

A síndrome mielodisplásica envolve um grupo de doenças que atacam a produção de células sanguíneas pela medula óssea e que pode evoluir para formação de um câncer. A leucemia é o câncer das células brancas do sangue (leucócitos).

A azacitidina é indicada para o tratamento de pacientes com Síndrome Mielodisplásica dos subtipos anemia refratária com excesso de blastos (AREB), de acordo com a classificação FAB (utilizada para classificar as leucemias).

O medicamento tem, ainda, indicação para o tratamento da leucemia mielóide aguda com 20 – 30% de blastos na medula óssea com displasia multilinhagem, de acordo com a classificação OMS, e também para tratar a leucemia mielomonocítica crônica (classificação FAB modificada).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Anvisa