Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Hemorio oferece programação especial para estimular mulheres a doar sangue

19/10/2016


O Hemorio inicia nesta quarta-feira, 19 de outubro, mais uma edição da campanha Mulher + Solidária. Com o intuito de atrair mais voluntárias à doação de sangue, a iniciativa conta com uma programação especial até o dia 22 no salão de doadores do hemocentro. A atriz Cacau Protásio é a madrinha da edição 2016.

De acordo com o IBGE, a população do Rio de Janeiro é predominantemente feminina, mas a porcentagem de mulheres que comparecem ao Hemorio para doar sangue ainda é muito pequena. Em 2015, segundo dados do próprio Hemorio, apenas 37,4% dos doadores eram do sexo feminino.

O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, ressalta a importância de ações diferenciadas para atrair o público feminino.

— Com a campanha, procuramos conscientizar a mulher, cada vez mais, de que ela também pode exercer o papel de doadora e incentivar a disseminação da cultura da doação de sangue.

O tema da edição 2016 é a alimentação saudável. A anemia é a principal causa de inaptidão temporária feminina.

— Queremos mostrar que se alimentando com mais qualidade a mulher pode se tornar uma doadora permanente, além de melhorar a sua saúde — explica Simone Maia, responsável pelo Setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio.

Durante a campanha, o núcleo de Nutrição da unidade promove o Circuito de Nutrição e Saúde, com aferição de IMC, ICQ e pressão arterial, orientações com nutricionistas e a dinâmica do sinal, que ensina a escolher bem os alimentos para uma ingestão saudável de ferro.

As voluntárias poderão ainda assistir a uma palestra com o coach de alimentação Leonardo Batalha e à apresentação da psicóloga Luana Zanelli, que falará sobre Saúde da Mulher. Dicas de maquiagem com uma consultora Mary Kay, sessões de relaxamento com profissionais do Buddha Spa e de alongamento, oficina de turbantes e aulas demonstrativas de zumba e de stiletto também estão programadas.

Realizada normalmente em maio, a campanha foi transferida para este mês para coincidir com a programação do Outubro Rosa, que conscientiza as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Assim, a programação inclui depoimentos de ex-pacientes que venceram esse e outros tipos da doença, como a leucemia e o linfoma.
 
PRÉ-REQUISITOS:
Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.  Não é necessário estar em jejum.  O voluntário deve evitar alimentos gordurosos quatro horas e bebidas alcoólicas 12 horas antes de comparecer ao hemocentro.
 
ONDE:
O Hemorio fica localizado na Rua Frei Caneca, 8, Centro, e funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.  Mais informações podem ser obtidas no Disque Sangue, no telefone 0800 282 0708.
 
QUANDO:
De 19 a 22 de outubro, das 9h às 15h
 
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA: MULHER + SOLIDÁRIA 2016
19 de outubro
9h - Apresentação do projeto “Uma Linda Janela”, com Linda Rojas
9h às 12h - Bazar Solidário
9h às 15h - Circuito de Nutrição e Saúde/ Exposição “Cada Vez + Mulher”
10h às 15h - Consultora Mary Kay: sessão de cuidados com a pele e dicas de beleza
 
20 de outubro
9h - Palestra com a psicóloga Luana Zanelli. Tema: Saúde da Mulher
9h às 15h - Circuito de Nutrição e Saúde/ Exposição “Cada Vez + Mulher”
10h às 15h - Consultora Mary Kay: sessão de cuidados com a pele e dicas de beleza
13h - Depoimento: O cenário para os pacientes da hemofilia hoje no Brasil, com Manoel Rodrigues 
 
21 de outubro
9h às 15h - Circuito de Nutrição e Saúde
10h - Palestra com o coach de emagrecimento Leonardo Batalha, com sorteio de 10 sessões gratuitas para coaching de emagrecimento.
10h às 15h - Consultora Mary Kay: sessão de cuidados com a pele e dicas de beleza
11h - Palestra: Leucemia Linfoide Aguda: esclarecimentos sobre a doença e a importância da doação de sangue para os pacientes, com Raquel Vaz
13h – Trabalho laboral de alongamento
 
22 de outubro
9h às 15h - Circuito de Nutrição e Saúde/ Sessões de relaxamento com o Buddha Spa
9h às 12h - Bazar: Elefante Rosa/ Exposição dos produtos da Brazil Zullu. Sorteio de duas camisas da marca/ Exposição e oficina de Turbante
10h às 14h - Consultora Mary Kay: sessão de cuidados com a pele e dicas de beleza
11h - Depoimento: Eu venci um linfoma, com Laila Sena
11h30 - Aula demonstrativa de Zumba, com a professora de Priscila Muniz
12h - Visita das Princesas
13h - Aula demonstrativa de dança Stilleto, com a bailarina Carla Oliveira

Fonte: Ascom SES