Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Perinatal e LES/PUC Rio desenvolvem aplicativo que auxilia gestantes e obstetras no pré-natal

06/10/2016

Investindo em tecnologia aplicada à saúde, o Grupo Perinatal, em parceria com o Laboratório de Engenharia de Software do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (LES/PUC Rio), idealizou e desenvolveu Prenatal Digital, aplicativo para obstetras e gestantes de todo Brasil para o acompanhamento do pré-natal ao nascimento, incluindo cartão da gestante e partograma. O app facilita ainda o cumprimento das resoluções normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que visam a ampliar os índices de parto normal no País, além de otimizar o pré-natal e o dia a dia dos obstetras.
 
De acordo com Theiza Conte Paiva, Diretora de Marketing e Inovação do Grupo Perinatal, o aplicativo foi pensado de forma que agregasse informações ao histórico de cada médico em seus consultórios, funcionando como uma inteligência de suporte, depositório de dados e acesso remoto, para atender aos diferentes programas de prontuários, onde todo histórico das pacientes é arquivado. Um dos módulos do app é o Cartão de Pré-Natal (também conhecido como cartão da gestante), documento recomendado pela ANS e pelo Ministério da Saúde para detalhar o acompanhamento pré-natal. Gravidez de risco, gemelar ou de feto único, por exemplo, têm ícones diferentes no Prenatal Digital a fim de agilizar a leitura e a identificação de cada caso. Além disso, o app gera um documento em pdf que é enviado, automaticamente, para o e-mail do médico, podendo ser anexado ao prontuário ambulatorial da paciente.
 
A aproximação entre paciente e médico é reforçada uma vez que a gestante também tem acesso aos dados do aplicativo, com todo o acompanhamento clínico e resultados de exames laboratoriais e de imagem. Já o médico, pode organizar sua lista de pacientes de duas maneiras: por semana de gestação ou por ordem alfabética. “É imprescindível que todos os dados do pré-natal das gestantes estejam ao alcance das mãos, fulltime, para melhorar a segurança da assistência”, explica Renato Sá, chefe do setor de Obstetrícia e Medicina Fetal do Grupo Perinatal.
 
O Prenatal Digital é capaz também de gerar um partograma que é preenchido de forma muito automatizada e simplificada pelo médico durante o trabalho de parto. “Basta que os obstetras insiram os dados para que o app atualize o partograma e gere automaticamente um gráfico de evolução do parto. Ao final é possível fazer um Relatório do Parto que poderá ser disponibilizado para a futura mamãe, ou ser apresentado às operadoras de saúde para cobrança dos honorários”, finaliza Dr. Sá.
 
O aplicativo inaugurou o acordo de cooperação tecnológica entre a PUC-Rio e o Grupo Perinatal. O Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio (LES/PUC-Rio) contou com uma equipe multidisciplinar para atender às demandas da Perinatal no desenvolvimento do Prenatal Digital: “Além dos alunos dos cursos de Engenharia de Software e de Design, temos uma relação muito próxima de trabalho com os profissionais da Escola Médica de Pós-graduação da PUC-Rio (EMPG/PUC-Rio). E isso foi fundamental para contemplar as reais necessidades dos obstetras”, explica o Prof. Carlos Lucena, coordenador do LES/PUC-Rio.
 
Para baixar o Prenatal Digital, basta clicar nos respectivos links: médico – Apple / Android; paciente – Apple / Android. Os dados do aplicativo também podem ser consultados pelos obstetras via web no link www.perinatal.com.br/prenataldigital/.

Fonte: LES/PUC Rio e Perinatal