Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

SBN alerta para sintomas e tratamento da Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN)

30/09/2016

A doença merece atenção porque deve atingir, principalmente, adultos acima de 65 anos. Com o envelhecimento da população brasileira, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) alerta para a importância do diagnóstico e do tratamento correto da doença.       

“Recomendamos que os idosos busquem ajuda médica ao notar três sintomas: alteração da memória, dificuldade para andar e para reter a urina. Quando essas ocorrências aparecem juntas, há mais chances de termos um quadro de hidrocefalia de pressão normal”, afirma Modesto Cerioni, neurocirurgião e presidente da SBN.

O médico ainda destaca que estes sintomas são frequentes entre adultos acima de 65 anos, e podem ser provocados por outras causas neurológicas incluindo compressões medulares na coluna cervical podendo causar diagnóstico incorreto e às vezes confundindo com Mal de Parkinson e doença de Alzheimer.

A hidrocefalia é caracterizada pelo aumento de volume do líquor no interior das cavidades ventriculares cerebrais por bloqueios nos canais de circulação. “Parte da população idosa perde a capacidade de reabsorver adequadamente o volume de líquor excedente. As razões ainda são desconhecidas, mas a neurocirurgia já apresenta tratamentos bastante eficientes para a doença”, diz o presidente da SBN.

Entre as causas mais comuns estão traumatismo craniano, acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais, cirurgias cerebrais prévias e hemorragia nas meninges.

Adotada há décadas, a cirurgia indicada para Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) é bastante segura e eficaz. O procedimento é realizado por um neurocirurgião e consiste na colocação de um cateter no ventrículo cerebral, que é ligado a uma válvula e dela a outro cateter que percorre a camada subcutânea até o abdômen onde é implantado na cavidade peritonial. Com a válvula, o fluxo de líquor pode ser regulado e os sintomas melhoram  após a cirurgia. Atualmente, são usadas válvulas reguláveis que permitem ajustes futuros, sem a necessidade de procedimentos invasivos.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento. Se a doença é descoberta nos primeiros dois anos, é possível ter uma reversão total do quadro”, finaliza Modesto.
 
 
Sobre a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) - A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, fundada há 58 anos, e composta por médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Atualmente, a SBN está entre as cinco maiores associações do mundo, com aproximadamente 2.300 sócios e 24 membros em sua diretoria, de diferentes regiões do País. Hoje, o presidente da SBN é o Modesto Cerioni Junior, e a vice-presidência é ocupada por Clemente Augusto de Brito Pereira.

O principal objetivo da SBN é cuidar do ensino dos Residentes e da formação do Neurocirurgião. Deve, ainda, defender a boa prática profissional, as adequadas condições de trabalho e os interesses do especialista em Neurocirurgia no Brasil, além de ser fonte de informações científicas, de pesquisas, avanços tecnológicos e outros assuntos relacionados.

A Sociedade mantém o Projeto Pense Bem, de âmbito social, com o objetivo de conscientizar escolares e a população sobre como prevenir acidentes e evitar traumas e sequelas, principalmente no cérebro, na medula e nervos periféricos, além de prevenir doenças vasculares cerebrais e suas consequências.

Para mais informações, acesse o site http://portalsbn.org/ou o perfil da organização no Facebook:https://www.facebook.com/pages/SociedadeBrasileiradeNeurocirurgia

Fonte: SBN