Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Niterói recebe o Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (05/11)

05/11/2015

Detecção precoce do câncer de mama é o foco do serviço móvel, que já realizou mais de 25.600 mamografias em quase dois anos de funcionamento
 
Cerca de 1.300 mulheres devem realizar a mamografia na unidade móvel do Governo do Estado entre os dias 05 e 25 de novembro. O equipamento, que a partir desta quinta-feira, 05/11, estará localizado no município de Niterói - no 12º Batalhão de Polícia Militar, na Avenida Jansen de Mello, s/n – Centro, também irá atender moradoras de Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, de 08h às 15h.
 
- É importante destacar que as unidades móveis realizam exames com agendamento prévio. A paciente deve buscar uma unidade de saúde de seu município, próxima à residência, para avaliar a indicação e solicitar o pedido. A secretaria municipal de saúde da cidade encaminha a demanda para o sistema de marcação da secretaria de estado de saúde, que disponibiliza o exame - afirma o secretário de estado de Saúde, Felipe Peixoto.
 
Em janeiro de 2014, o Mamógrafo Móvel esteve em Niterói, que foi o primeiro município polo a receber o equipamento. Na ocasião, 590 pacientes fizeram a mamografia. Já em 2015, também esteve em Niterói, entre os dias 20 e 31/10, a unidade móvel de Tomografia Computadorizada da SES, que realizou 517 exames. Em dezembro, o aparelho de ressonância magnética do estado chegará ao município. A definição de Niterói como município polo se justifica pela localização, que facilita o acesso aos demais pacientes da região.
 
Diagnóstico precoce – Desde o lançamento do mamógrafo móvel, em janeiro de 2014, 25.651 mulheres já realizaram o exame. Em outubro de 2015, a campanha Outubro Rosa superou a expectativa de mamografias realizadas na unidade móvel da SES, sendo um total de 1.751 pacientes atendidas. Além da mamografia, a unidade móvel ainda disponibiliza a realização de biópsias mamárias e ultrassonografias. Todo atendimento ocorre através do Sistema Único de Saúde.
 
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais comum no mundo. No Brasil, é o mais frequente entre as mulheres e apresenta taxa de mortalidade elevada. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final de 2015, o Brasil deve registrar mais de 57 mil novos casos da doença - destes, cerca de oito mil devem ocorrer no estado do Rio de Janeiro. Quando diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%.
 
Como agendar o exame - Para o conforto dos pacientes, as unidades móveis só realizam exames agendados, não havendo encaixes ou distribuição de senhas. Para a marcação de exames, o paciente deve entregar o pedido emitido por um médico credenciado ao SUS à secretaria municipal de saúde da sua cidade, que encaminhará uma planilha com as demandas para o serviço e informa os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Os resultados são disponibilizados aos pacientes após um período de 10 a 15 dias úteis, pelo município de residência, para que então possam encaminhar ao seu médico.
 
Mais de 198 mil exames - Os serviços móveis de diagnóstico por imagem do Governo do Estado ultrapassaram a marca de 198 mil procedimentos realizados desde 2009. Dois tomógrafos, uma ressonância magnética e um mamógrafo móvel, que funcionam em carretas especiais e reúnem investimentos de R$ 13,4 milhões, são os responsáveis pelos números inéditos no país. Os equipamentos foram inaugurados para suprir a carência de regiões onde o acesso a exames de imagem na rede pública de Saúde é inexistente ou incapaz de atender à demanda.

Fonte: SES