Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais: Secretaria de Saúde realiza testagem rápida e vacinação em Nova Iguaçu

28/07/2015

No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Estado de Saúde lança a Campanha de Luta contra as Hepatites Virais, com testagem rápida, nos dias 28/07 e 29/07, em Nova Iguaçu, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A Unidade Móvel da SES ficará estacionada nestes dois dias na Praça Rui Barbosa, Centro, das 10h às 17h, com capacidade para realizar 400 testes para as hepatites B e C. A ideia é reforçar a importância do diagnóstico, já que, estima-se, há uma subnotificação de casos. Durante a ação, também haverá vacinação contra hepatite B.

Para dar continuidade a oferta de testes rápidos para hepatite B e C no município de Nova Iguaçu, a unidade móvel chegará no dia 30/07 à Praça São Jorge, na Posse, e permanecerá até o dia 07/08. No estado do Rio, entre 2005 e 2013, foram registrados 5.870 casos de hepatite B confirmados e 7.683 casos de hepatite C. Isso está abaixo do estimado, que seria uma taxa de prevalência de 4,3 casos de hepatite B e de 10,1 casos de hepatite C por 100 mil habitantes.

- A subnotificação é um problema grave, os números estão muito abaixo da expectativa. Nós não conhecemos o número real de portadores de hepatite no estado. Por serem doenças silenciosas, os sintomas só surgem quando já há o comprometimento hepático, como a cirrose hepática ou o câncer de fígado. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce permite o tratamento e a cura, mas a melhor de combater as hepatites virais é a prevenção - explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

SERVIÇO:
O Que: Campanha De Luta Contra As Hepatites Virais
Quando: Terça-Feira (28/7)
Horário: 10h Às 17h
Onde: Praça Rui Barbosa, Centro - Nova Iguaçu

Fonte: SES - RJ