Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CFM entrega comendas a médicos por dedicação à profissão e à sociedade

06/11/2014

A homenagem ressalta o desempenho ético, a competência técnica e o compromisso de médicos com a sociedade e a medicina

Profissionais de destaque na medicina serão homenageados com a outorga de comendas entregues pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por relevantes contribuições ao país ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais. A solenidade ocorrerá na noite desta quinta-feira (6), em Recife (PE), durante o IV Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas.

Em 2014, o primeiro homenageado será o letrista Aldir Blanc, que receberá a comenda Moacyr Scliar (Medicina, Literatura e Artes). Durante a carreira, Blanc compôs canções com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como João Bosco, Sueli Costa, Cristóvão Bastos, Djavan, Luis Carlos da Vila, Ivan Lins, Wilson das Neves e Guinga, legando clássicos como “Amigo É Pra Essas Coisas” e “O Bêbado e a Equilibrista”.

No campo da Medicina e Ensino Médico, a comenda Fernando Filgueira será entregue a Joffre Marcondes de Rezende, médico que se dedicou ao estudo da Doença de Chagas. O trabalho, iniciado em 1955, teve como foco as manifestações da enfermidade no aparelho digestivo. Como resultado, diversos fatos novos foram estabelecidos em relação à fisiopatologia, clínica, e diagnóstico da doença.

Já o médico José Rodrigues Coura será reconhecido pela comenda Sérgio Arouca Medicina e Saúde Pública. Professor da disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias de 1961 a 2013, Coura produziu 257 trabalhos em revistas nacionais e internacionais. Publicou ainda oito livros e 27 capítulos em outras edições.

Uma das obras do professor, Dinâmica das Doenças Infecciosas e Parasitárias, ganhou o Prêmio Jabuti 2006. Rodrigues Coura também organizou e coordenou no Brasil vários cursos de pós-graduação stricto sensu.
 
Reconhecido em Medicina e Humanidades Médicas, Luiz Roberto Londres trabalhou com o professor Carlos Chagas Filho. Na década de 1970, deixou a prática médica e dedicou-se ao estudo da teoria da Medicina. Ele será homenageado com a comenda Mário Rigatto (Medicina e Humanidades Médicas).

Em 1988, Londres concluiu o mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). No final dos anos 1980, participou da elaboração da Constituição Federal, que garante a saúde como direito de todos e dever do Estado. O agraciado defende uma medicina em que os valores humanos tenham mais importância que os números.

A quinta médica homenageada será Silvia Regina Brandalise. Ela receberá a comenda Zilda Arns Medicina e Responsabilidade Social. A homenagem será em reconhecimento à sua contribuição na construção dos pilares da Oncologia Pediátrica no Brasil, tendo buscado a centralização do atendimento e adoção de tratamentos de maior eficácia e menor toxicidade.

A solenidade de entrega das comendas inicia-se às 16:00 e encerra as atividades do IV Congresso de Humanidades Médicas nesta quinta-feira. O evento é realizado em Recife (PE) até esta sexta-feira (7), no Mar Hotel Recife, localizado na Rua Barão de Souza Leão, 451, no bairro de Boa Viagem.

 
Fonte: CFM