Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Angra dos Reis recebe serviço de tomografia móvel

21/10/2014

A partir do dia 21 de outubro os moradores de Angra dos Reis poderão fazer exames no serviço de tomografia computadorizada móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O aparelho ficará no Cais Santa Luzia, centro da cidade, onde permanece até o dia 1º de novembro. Os moradores dos municípios de Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Itaguaí e Seropédica também serão beneficiados.

- Levar exames de tomografia e ressonância móveis à população do interior representa uma revolução na saúde do estado. Pessoas que antes não tinham acesso ao diagnóstico por imagens já podem fazer este tipo de exame – afirma o coordenador de Serviço Móvel de Imagem da SES, Jorge Ataualpa.

O serviço funciona de 8h às 18h30 durante a semana, e aos sábado e feriados de 8h às 15h. Os aparelhos têm capacidade para realizar 70 exames por dia. A tomografia móvel conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e contam, ainda, com vestiário para o paciente.

Agendamento - Os exames nas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde são agendados através das secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente e encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES. Também cabe aos municípios informarem aos pacientes sobre a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de até 15 dias úteis, os laudos são entregues a Secretaria de Saúde do município onde o paciente reside.

Rapidez - O serviço foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.

Mais de 148 mil exames - O serviço itinerante de unidades móveis de imagem da Secretaria de Estado de Saúde já realizou mais de 148 mil exames. O Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já realizaram 102.310 exames. A SES também disponibiliza o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já atendeu mais de 27.331 pacientes, e o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 13.798 exames realizados.

Economia de mais de R$ 42 milhões - Inaugurado em 2009, o Serviço Móvel de Imagem da Secretaria de Estado de Saúde já rendeu economia de mais de R$ 42 milhões aos cofres dos municípios de todo o estado do Rio, que puderam investir esses recursos na ampliação da oferta de saúde para a população local. Com os dois Tomógrafos Móveis, a Ressonância Magnética Móvel e o Mamógrafo Móvel percorrendo todas as regiões do Rio de Janeiro nestes cinco anos, as prefeituras deixaram de ter que pagar pelos exames na rede conveniada para atender à demanda da população local. Exames de diagnóstico fazem parte das atribuições dos municípios dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e são fundamentais para detectar doenças no estágio inicial e assim garantir sucesso no tratamento.

Fonte: SES-RJ