Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Instituto Estadual do Cérebro realiza Simpósio Internacional de Cirurgia de Epilepsia

24/09/2014

Neurocirurgia de epilepsia com técnica inédita na Rede Estadual de Saúde será realizada ao vivo durante o Simpósio
 
Entre os dias 24 e 27 de setembro, será realizado no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer o I Simpósio Internacional de Cirurgia de Epilepsia, reunindo renomados especialistas brasileiros e internacionais. Serão discutidos os mais relevantes temas da cirurgia de epilepsia, apresentando as inovações científicas e tecnológicas da área, além da realização, ao vivo, de uma neurocirurgia deepilepsia utilizando técnica inédita na Rede Estadual de Saúde.
 
A abertura, no dia 24, trará um pré-simpósio com destaque em novos medicamentos neuromodulação. Nos dias consecutivos, serão discutidos casos relacionados aos tumores cerebrais dos 473 pacientes operados no IECPN nesse primeiro ano de atividades, bem como diagnósticos, avanços em neuroimagem, cirurgia de epilepsia pediátrica, epilepsia temporo-insular e lobo temporal.
 
A programação conta ainda com mesas redondas sobre as novas técnicas de neuromodulação não invasiva em epilepsia - algumas inéditas no Brasil -, que será ministrada pelo Chefe do Centro de Reabilitação e Neuromodulação da Universidade de Harvard, Felipe Fregni. Professores da Universidade de Freiburg, Andreas Schulze-Bonhage e Matthias Dümpelmann, discorrerão sobre pesquisas avançadas de localização não invasiva do foco epilético, através da fusão de imagens da ressonância magnética e do eletroencefalograma de alta densidade.
 
No último dia de evento, 27, haverá uma neurocirurgia ao vivo, com a participação de Hélio Rubens, um dos maiores especialistas do mundo na técnica inédita hemisferotomia funcional, além de um curso compacto de Electroencephalography (técnica avançada para detecção do foco epiléptico em casos muito difíceis), ministrado pelo neurocirurgião da Cleveland Clinic, Jorge Álvaro Gonzalez Martines.
 
Gestão - A administração da unidade segue o modelo de gestão compartilhada por Organizações Sociais (OSs), a cargo da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
 
Programação:
 
Dia 24/09 – 9h às 18h40 – Pré-Simpósio
- Avanços no Tratamento Farmacológico das Epilepsias
- I Encontro Internacional em Neuromodulação nas Epilepsias
 
Dia 25/09 – 8h às 19h – Simpósio
- Mesa Redonda I – Diagnóstico Pré-Cirúrgico Neurofisiologia
- Estratégias na Monitorização Invasiva – Discussão de Casos
- Mesa Redonda II – Diagnóstico Pré-Cirúrgico: Avanços em Neuroimagem
- Mesa Redonda III – Cirurgia de Epilepsia Pediátrica
 
Dia 26/09 – 8h30 a 17h20 – Simpósio
- Mesa Redonda IV – Epilepsia temporo-insular
- Mesa Redonda IV – Epilepsia do lobo frontal
 
Dia 27/09 – 10h30 a 13h30 – Cirurgia VNS e Curso de Stereo EEG
- Implante de sistema VNS – Transmissão ao vivo com videoconferência
- Compact Course on Stereo-Electroencephalography in MRI negative patients
 
Programação Completa e mais Informações - http://www.oitoeventosltda.com.br/cirurgiadaepilepsia

Fonte: SES-RJ