Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Na Mídia - Programa que atende idosos estaria suspenso

Extra / Cidade

25/12/2017


O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) informou que acionará o Ministério Público do Estado, a Defensoria Pública e a Secretaria municipal de Saúde para denunciar a suspensão do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (Padi). Segundo o órgão, o projeto vem sofrendo com cortes no orçamento e atrasos nos repasses desde junho, o que causou irregularidade no pagamento de salários de profissionais e interrupção do transporte das equipes. Devido à paralisação, 895 pessoas estão sem assistência, afirmou o Cremerj. O serviço estaria suspenso desde o dia 8 de dezembro, e quase três mil visitas teriam deixado de ser realizadas de novembro até agora, de acordo com denúncias recebidas pelo conselho.

O Padi atende idosos com incapacidade funcional, restritos ao leito ou ao lar, que têm demanda de reabilitação, cuidados paliativos e/ou necessidades especiais devido a doenças crônicas de alta complexidade ou agudizadas.

A Secretaria municipal de Saúde informou, em nota, que não procede a informação de suspensão do Padi, e que o programa “está regularizado em toda a cidade. Na semana passada, a secretaria repassou R$ 601.319,91 à organização social gestora do serviço. Os salários de todos os profissionais que atuam no programa estão em dia, inclusive o 13º salário, e dos 20 veículos usados para o transporte nas visitas domiciliares, 19 estão em pleno uso. Apenas um, devido a uma falha mecânica, está parado para reparos”.