Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Na Mídia - Câncer: ação civil por tratamento

Extra / Cidade

28/11/2017


A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou, na sextafeira, uma ação civil pública contra o governo federal, a UFRJ, a Unirio e a UFF pedindo melhores condições de tratamento para pacientes com câncer. Com base em inspeções do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj) em 13 hospitais, foi possível verificar que 57% dos pacientes já têm diagnóstico no momento da internação. Desses, 42% tinham exames realizados há mais de seis meses e esperavam em casa, sem tratamento.

Os dados do levantamento foram publicados com exclusividade pelo EXTRA, em março, na série de reportagens “Um estado terminal”.

A ação civil pública requer o reabastecimento das farmácias e dos almoxarifados com insumos e medicamentos necessários à continuidade do tratamento dos pacientes. Segundo a pesquisa do Cremerj, o número de hospitais com interrupção do ciclo de quimioterapia chega a 46%. A falta de medicação no meio do tratamento pode atingir até 70% dos pacientes em algumas unidades, como nos hospitais federaia do Andaraí e de Bonsucesso, esse último com taxa de sobrevida menor do que 30%.