Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Na Mídia - Vistoria no Cardoso Fontes constata caos no atendimento

Extra / Cidade

09/11/2017


Uma fiscalização feita ontem no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, encontrou graves problemas no setor oncológico da unidade. Faltam medicamentos quimioterápicos e há déficit de profissionais — o corpo clínico perdeu três médicos na oncologia desde maio. Além disso, também foi constatado que o serviço de emergência está superlotado. A vistoria, feita pelo Cremerj com a Defensoria Pública da União, encontrou 19 pacientes internados em cadeiras, sendo um deles um senhor de 71 anos, que estava lá há 13 dias. No corredor, havia 12 doentes internados em macas de transporte.

Segundo o Cremerj, há doentes que tiveram a quimioterapia injetável e oral suspensa devido à falta de remédios. De janeiro até agora, o número de pacientes quimioterápicos foi reduzido de 400 para 313. Os médicos passaram a recorrer a tratamentos alternativos, transformando um paciente com chance de cura em paciente paliativo, ou seja, que tem a doença apenas amenizada.

A direção da unidade alega que, de 2011 para cá, o orçamento do hospital não aumentou, mas o valor dos medicamentos oncológicos vem subindo. O hospital enfrenta também dificuldades para fazer exames. Uma tomografia leva 4 meses entre o agendamento e o laudo.