Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Na Mídia - Crise afeta toda a rede

Extra / Cidade

25/10/2017


Relatório do Cremerj revela que hospitais municipais também enfrentam caos

 A dois dias da votação na Câmara dos Vereadores da lei orçamentária na área da Saúde para 2018, que prevê uma redução de R$ 490 milhões em relação ao aprovado para este ano, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj) divulgou ontem um levantamento feito a partir de vistorias realizadas em sete hospitais municipais. Assim como vem acontecendo com as clínicas da família, as grandes unidades também enfrentam falta de insumos, medicamentos e profissionais, além de emergências superlotadas.

De setembro a outubro, foram fiscalizados os hospitais Souza Aguiar, no Centro; Salgado Filho, no Méier; Fernando Magalhães, em São Cristóvão; Rocha Faria, em Campo Grande; Albert Schweitzer, em Realengo; Evandro Freire, na Ilha do Governador; e Ronaldo Gazolla, em Acari.

— A crise nas unidades municipais é grave e precisa de resoluções imediatas. A população é quem mais sofre com toda essa situação. Médicos e demais profissionais de saúde estão atuando em condições precárias, o que certamente impacta no atendimento. Há atrasos de salários, superlotação, falta de recursos humanos e déficit de medicamentos e insumos. É uma situação absurda. Não dá para continuar desse jeito — destaca o presidente do Cremerj, Nelson Nahon.

Há ainda problemas graves de infraestrutura. No Souza Aguiar, das dez salas do centro cirúrgico, apenas cinco estão em funcionamento devido a problemas na climatização.

A Secretaria municipal de Saúde informou que o prefeito Marcelo Crivella recebeu ontem representantes das nove organizações sociais que administram unidades de saúde, e solicitou um levantamento dos recursos necessários para a regularização de salários em atraso dos funcionários. O valor ficou de ser apresentado pelas OSs hoje. “Assim que receber as informações, o prefeito — com as secretarias de Fazenda e Saúde — estudará a viabilidade de fazer o repasse nos próximos dias”, informou a nota enviada ao EXTRA.

O QUE VIU O CONSELHO

Souza Aguiar

Fiscalizado no dia 18 de outubro. Grave falta de profissionais de Saúde. Superlotação e carência de insumos e medicamentos. Dois aparelhos de tomografia não estavam funcionando. CTI pediátrico permanece fechado.

 Fernando Magalhães

Vistoriado em 16 de outubro. Falta de profissionais, o que tem causado o fechamento de serviços, como as UTIs.

 Salgado Filho

Fiscalizado em 16 de outubro. Grave déficit de leitos, equipamentos, materiais, medicamentos e profissionais de Saúde. Superlotação na emergência.

 Rocha Faria

Fiscalizado em 22 de setembro. Redução nas equipes de plantão e Obstetrícia, em função dos atrasos nos salários. Superlotação na emergência. Faltam ambulâncias, equipamentos e remédios.

 Albert Schweitzer

Vistoriado em 20 de setembro. Fechamento de 20 leitos na UTI. CTI desativado. Superlotação na emergência.

 Evandro Freire

Vistoriado em 18 de setembro. Falta de profissionais. Redução no número de leitos. Atraso salarial.

 Ronaldo Gazolla

Vistoriado em 11 de setembro. Passou duas semanas sem receber pacientes.

Protesto no Complexo do Alemão

A lista de medicamentos básicos tem em torno de 180 itens. Mas 116 estão em falta na Clínica da Família Rodrigo Yamawaki Aguilar Roig, onde faltam ainda insumos básicos e salários em dia. A situação foi denunciada, na manhã de ontem, durante um protesto que reuniu profissionais de saúde e moradores do Complexo do Alemão na Estrada do Itararé.

— A implantação das clínicas da família no Alemão foi uma luta, e é muito triste ver tudo sendo sucateado. Além da falta de medicamentos e insumos básicos, até para fazer curativos, as clínicas estão sem internet. Não podem inserir os pacientes no Sistema de Regulação (Sisreg) — denuncia Lúcia Cabral, coordenadora de projetos da ONG Educap, que atua no Alemão.

Segundo ela, todo material tem sido racionado e, por isso, curativos estão sendo feitos apenas nas clínicas.

O protesto reuniu também usuários dos dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) que funcionam no Alemão.

— Estão faltando remédios e alimentação — disse Janaína, paciente do CAPs João Ferreira Filho, na Estrada do Itararé.