Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Na Mídia - Profissionais paralisam parte dos atendimentos nas UPAs de Petrópolis, RJ, nesta sexta-feira

G1 /

22/09/2017


    Pacientes formaram fila na porta das duas unidades.
 

Quem procurou atendimento em uma das duas UPAs de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na manhã desta sexta-feira (22) ficou sem atendimento e enfrentou fila. Desde quinta, as unidades estão sendo administradas por uma nova Organização Social (OS), o Consórcio Legal Saúde, após o vencimento de contrato da Cruz Vermelha.

Os médicos e outros profissionais paralisaram parte dos atendimentos pois não aceitaram a proposta da nova empresa, que quer mudar o vínculo de trabalho, deixando de ser por carteira assinada e passando para esquema de cooperativa. Com isso, eles perdem direitos como o FGTS.

Nas duas unidades havia fila do lado de fora nesta sexta e seguranças na entrada. Segundo os próprios pacientes, muita gente foi orientada a procurar atendimento no Posto de Saúde do bairro Alto da Serra. De acordo com funcionários, os médicos e enfermeiros que estavam nas unidades nesta sexta atenderam a solicitação do Conselho Regional de Medicina (Cremerj) de não deixar as unidades totalmente sem atendimento.

De acordo com uma enfermeira que não quis se identificar, o novo esquema proposto pela OS prevê também perda de 30% de férias e garantia de cumprimento de aviso prévio em caso de demissão. “O mesmo esquema de cooperativa faria com que os enfermeiros e enfermeiras, essenciais para o funcionamento das unidades, tenham uma perda real de aproximadamente 40% do salário líquido”, disse.

Em nota, a Prefeitura de Petrópolis afirmou que o funcionamento das duas UPAs - Centro e Cascatinha - conta com nove médicos distribuídos nas unidades.

"A UPA Cascatinha opera com 2 pediatras, 3 clínicos, 3 enfermeiros e 6 técnicos de enfermagem. Já na UPA Centro, há 2 pediatras no atendimento, 2 clínicos, 3 enfermeiros e 8 técnicos de enfermagem. Um terceiro clínico inicia atendimento agora à tarde na UPA Centro, perfazendo 10 médicos de plantão, quadro completo necessário para o atendimento da média de 250 pessoas por dia nas duas unidades", disse trecho do comunicado enviado à imprensa.

Ainda de acordo com o município, na UPA Cascatinha há 12 pacientes internados e, na UPA Centro, são 15 pacientes internados. "Houve atraso no início do atendimento na UPA de Cascatinha pela manhã, mas os procedimentos agora estão normalizados", informou.

G1 e a Inter TV entraram em contato com o Consórcio Saúde Legal e aguardam um posicionamento sobre as reclamações dos funcionários.