Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Na Mídia - Fechado para novos pacientes, Centro de Queimados do Andaraí acirra briga entre médicos e ministro

Blog Emergência - O Globo /

10/08/2017


A briga entre o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e servidores federais parece sem fim. O Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) voltou a afirmar que o Centro de Queimados (CTQ) do Hospital do Andaraí - que já foi referência nacional - está fechado. É que não está aceitando novos pacientes desde segunda passada e, por isso, o Cremerj considera que o setor está fechado. Segundo carta do chefe do CTQ (veja acima), o médico Roberto Portes, faltam médicos.

- Comunico que as internações de pacientes estarão suspensas a partir de 07/08/2017 por falta de médicos plantonistas devido à não renovação de contratos temporários, aposentadorias e pedidos de demissão - informa Portes.

O Blog Emergência publicou, ontem, sobre o fechamento do setor, com base na informação do Cremerj. O Ministério da Saúde correu para desmentir, afirmando que "atualmente, o setor conta com 23 médicos e 11 pacientes estão internados em tratamento intensivo".

No entanto, o Cremerj diz que, em dois dias da semana, não há médicos para atender. "Eles precisam fazer um rodízio para suprir a demanda dos 11 pacientes internados. Entendemos que o setor está fechado, pois não pode receber novos pacientes. Casos graves encaminhados pela emergência são atendidos, mesmo sem condições, porque senão se configura como omissão de socorro", diz a direção do conselho, em nota.

Como se sabe, por causa do que chamam de "desmonte" da rede federal de saúde, os médicos lançaram a campanha "Fora Barros", contra o ministro de Temer.

Um médico
O Ministério da Saúde informou que o "Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Federal do Andaraí tem uma contratação de médico em andamento neste momento".