Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Na Mídia - MP vai investigar reforma de hospital

Extra /

27/06/2017


O Ministério Público estadual vai investigar a contratação da empresa D’Iguaçu Construções e Reformas Ltda para fazer obras no Hospital estadual de Traumatologia e Ortopedia (HTO) da Baixada Fluminense, em Nilópolis. Neste domingo, o EXTRA mostrou que uma das sócias da firma recebe benefícios do Bolsa Família e que o engenheiro responsável tem ligações com políticos da região.

Ontem, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj), Nelson Nahon, disse ao EXTRA que a instituição recomendou ao secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira de Souza Junior, que não trocasse a especialidade do Hospital estadual Vereador Melchiades Calazans, que deu lugar ao HTO. A Secretaria estadual de Saúde (SES) nega a informação.

— O hospital realizava 200 cirurgias eletivas de média complexidade por mês e tinha um centro de queimados. Eles fecharam a unidade sem saber para onde esses pacientes vão. O secretário alega que há uma grande deficiência de emergências ortopédicas na Baixada, mas a direção do Hospital da Posse (em Nova Iguaçu) nos contou que são mais necessários leitos clínicos. É igual a lençol de pobre: estão puxando para cobrir a cabeça e deixando o pé de fora. Não adianta acabar com um serviço importante para fazer outro — disse Nahon.

A SES informou que o projeto do HTO foi apresentado ao Cremerj no dia 31 de maio e que não houve essa recomendação. Segundo a secretaria, a mudança de perfil da unidade foi apontada como uma das principais necessidades da região, em reuniões com o Ministério Público federal e estadual.