Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Na Mídia - Ultimato pela saúde pública

Extra /

19/06/2017


Documento entregue pela Defensoria e pelo Cremerj ao prefeito Waguinho pede a reabertura de cinco unidades no município

RESPOSTA Prefeitura promete reabrir os postos citados no documento nos próximos meses

Em uma recomendação entregue pessoalmente ao prefeito de Belford Roxo, Waguinho (PMDB), na semana passada, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e o Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) pedem a reabertura de cinco unidades de saúde no município no prazo de 30 dias. São elas: UPA Bom Pastor, Unidade Mista Lote XV, Hospital Municipal Jorge Julio Costa Santos, Hospital Infantil de Belford Roxo e Casa de Saúde e Maternidade Quinze de Agosto.

— A despeito da grave crise por que passam os municípios da Baixada Fluminense, Belford Roxo não pode deixar seus moradores desassistidos — disse a coordenadora do Núcleo de Fazenda Pública da Defensoria, Samantha Monteiro.

Além da reabertura, o documento solicita a implementação de um plano de contingência para o pronto atendimento da população até o restabelecimento dos serviços de saúde no município.

— É extremamente preocupante que um município não tenha em funcionamento qualquer serviço de atenção às urgências e emergências, que se destinam ao atendimento e ao tratamento dos casos mais graves e agudos de saúde — destaca a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da DPRJ, Thaisa Guerreiro.

Segundo os órgãos, caso as recomendações não sejam atendidas, podem ser adotadas medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

A prefeitura do município, através da Secretaria de Saúde, informou que entre os dias 25 e 30 deste mês vai reinaugurar a UPA Bom Pastor e em 1º de julho, o Hospital Infantil. Até o dia 30 do próximo mês, a prefeitura promete reabrir a Unidade Mista do Lote XV e o Hospital Municipal.

Refúgio em municípios vizinhos

Devido à falta de postos de atendimento no município, a população de Belford Roxo se vê obrigada a procurar atendimento médico fora de seu município de origem.

Em Nova Iguaçu, de janeiro a abril, 4.187 pacientes de Belford Roxo foram atendidos no Hospital da Posse, o que representa 13% do total de 30.557 atendimentos realizados na unidade nesse período. Depois de Nova Iguaçu, Belford Roxo é o município que mais utiliza os serviços do hospital.

Na Unidade Pré-Hospitalar do bairro Pilar, em Duque de Caxias, de fevereiro a abril, foram 12.526 atendimentos a pacientes de Caxias e 8.048 a moradores de Belford Roxo.

A Prefeitura de Belford Roxo informou que os centros de saúde estão fechados desde junho de 2016 e que quando a nova gestão assumiu o governo, as unidades estavam sucateadas, com equipamentos quebrados e impossibilitadas de prestar atendimentos. Por fim, declarou que está trabalhando para entregar à população as unidades em pleno funcionamento.