Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Residentes decidem suspender possibilidade de greve

28/06/2011

Os médicos residentes decidiram suspender a paralisação prevista para a quarta-feira, 29, e a possibilidade de greve no dia 5 de julho. A decisão foi tomada durante assembleia organizada pela Associação de Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), realizada no dia 27, na sede do CREMERJ.

A Presidência da República publicou, na sexta-feira, 24, a Medida Provisória 536, que assegura aos residentes uma bolsa auxílio de R$ 2.384,82 por 60h/semanais, em regime especial de treinamento em serviço, além de licença-paternidade de cinco dias ou licença-maternidade de 120 dias.

A MP, que entrou em vigor no dia da sua publicação, prevê ainda que as instituições de saúde responsáveis por programas de residência médica deverão oferecer aos residentes condições adequadas para repouso e higiene pessoal durante os plantões, alimentação e moradia, quando comprovada a necessidade. A MP tem 60 dias para ser editada e outros 60 dias para ser votada.

A presidente da Amererj, Beatriz Costa, disse que a entidade continuará a lutar, através de abaixo-assinados e solicitações de audiências com os parlamentares, pela retirada do trecho do texto que especifica o direito à moradia \"quando comprovada a necessidade\" e pela aprovação da emenda apresentada pela deputada Jandira Feghali, que institui reajustes anuais à bolsa do residente.

“Manter o auxílio-moradia foi uma vitória, mas somos contra ter que comprovar a necessidade do benefício. É muito complexo buscar e apresentar um atestado de pobreza”, observou Beatriz Costa, que presidiu a mesa da assembleia, ao lado de Daniel César e Eduardo Uchôa, respectivamente, o vice-presidente e o tesoureiro da Amererj.

Ela lembrou ainda que o aumento da bolsa para R$ 2.384,82 não compensa a perda de mais de 38% nos últimos anos.