Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Assembleia de residentes decide paralisação no dia 29

21/06/2011

Os médicos residentes decidiram em assembleia, realizada no auditório do CREMERJ e convocada pela Associação de Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), nessa segunda-feira, 20, paralisar suas atividades no próximo dia 29, em caráter de advertência. 
 
Uma nova reunião foi marcada para o dia 27 (às 20h, no mesmo local), para que os representantes dos residentes de cada hospital apresentem propostas para a retomada do movimento, iniciada quando a Medida Provisória 521 foi derrubada pelo Senado, no dia 2 de junho. Caso não haja uma resposta positiva, os residentes poderão entrar em greve no dia 5 de julho. A MP propunha, entre outros itens, o reajuste o do valor da bolsa-auxílio de R$ 1.916,45 para R$ 2.338,06 (retroativo a 1º de janeiro) e auxílio moradia, considerado fundamental pela categoria.
 
A relatora da medida, deputada federal Jandira Feghali, presente à assembleia, relatou seus esforços para a aprovação da MP no Congresso e que tem se empenhado para que a medida volte à votação. A parlamentar, que é médica, já foi presidente da Amererj e da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), e defende os direitos dos residentes como garantia de qualidade da formação dos novos médicos para um melhor atendimento à população.

A presidente da Amererj, Beatriz Costa, fez uma breve retrospectiva sobre a greve do ano passado, que conseguiu 22% de reajuste da bolsa, quando a defasagem era de 38,7%. Ela ainda lembrou que o movimento conquistou o direito ao descanso de seis horas após cada plantão.

A presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, reiterou o apoio do Conselho aos residentes e às suas reivindicações. “A residência é a melhor forma de especialização dos futuros profissionais da medicina, além de também estimular o auto-aperfeiçoamento dos preceptores. O CREMERJ está sempre aberto aos residentes”, afirmou.

Também participaram da assembleia os conselheiros Luís Fernando Moraes, Pablo Vazquez, Armindo Fernando e Érika Reis.