Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Congresso de Emergência reúne quase 2 mil participantes

20/06/2011

Mais de 1.700 pessoas, entre médicos e acadêmicos, participaram do X Congresso de Emergência, promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Emergência do CREMERJ, com o apoio do Grupamento de Socorro de Emergência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (GSE), no sábado, 18. Na abertura oficial, o Conselho fez uma homenagem ao Hospital Albert Schweitzer e a médicos de diversos hospitais, que foram escolhidos pelos próprios colegas das unidades.

Coordenado pelos Conselheiros Aloísio Tibiriçá e Érika Reis, o evento, que aconteceu no Centro de Convenções Sul América, contou com quase 80 conferências, proferidas por aproximadamente 140 especialistas, entre palestrantes, debatedores e coordenadores de salas. A programação foi distribuída em 11 módulos de emergências clínicas e cirúrgicas, cinco módulos de emergências ginecológicas e obstétricas (coordenados pela Conselheira Vera Fonseca) e três módulos e duas miniconferências de emergências pediátricas (coordenados pelo Conselheiro Sidnei Ferreira). Os congressistas puderam ainda participar de atividades práticas em duas oficinas e de aulas interativas.

Na abertura oficial, Aloísio Tibiriçá ressaltou a importância da educação continuada na medicina, lembrou as bandeiras de luta do CREMERJ e exaltou o precioso trabalho do Corpo de Bombeiros.

Érika Reis fez a apresentação Emergência: o desafio dos recursos humanos, destacando questões relacionadas a salários, tipos de contratação e déficit de pessoal em todos os hospitais federais, estaduais e municipais do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, que se antecedeu às homenagens, a Presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, salientou que o Conselho luta por melhores salários e condições adequadas de trabalho para a categoria, mas a questão dos recursos humanos é o que mais causa preocupação.