Ato Público nos hospitais de Piedade e Cardoso Fontes
08/06/2011
Em maio, a Comissão de Saúde Pública do CREMERJ visitou o Hospital Municipal de Piedade para constatar a situação crítica dos atendimentos e verificou que, há meses, a unidade não realizava exames de ultrassonografia, ecocardiograma, mamografia, tomografia e ressonância magnética.
O serviço de radiologia também estava prejudicado, já que, dos três aparelhos existentes na unidade, só um estava em funcionamento. Cirurgias oftalmológicas não estavam sendo feitas, pois o centro cirúrgico foi desativado há um ano e meio para obras.
Por isso, para chamar a atenção da população e da imprensa com relação aos problemas apresentados, no dia 13 de junho, às 11h, médicos e pacientes farão um ato público, onde irão dar as mãos ao redor do hospital, simulando um “abraço”.
Já no dia 14 de junho, às 10h, os médicos vão repetir a mesma ação no Hospital Municipal Cardoso Fontes.
Em janeiro, a Comissão de Saúde Pública esteve no Cardoso Fontes e constatou a falta de um grande número de anestesistas, clínicos e pediatras. A emergência, que tinha capacidade para 18 leitos, comportava 30 pacientes, que ficavam espalhados em macas e cadeiras nos corredores.