Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Márcia Rosa de Araujo assume a presidência do CREMERJ

06/04/2011

Ao assumir oficialmente a presidência do CREMERJ, no dia 1 de abril, a Conselheira Márcia Rosa de Araujo afirmou que o momento de crescimento econômico que o país vive é propício ao fortalecimento das reivindicações da categoria. Ela ressaltou ainda que a valorização da  classe, como propugnou a vitoriosa campanha “Quanto vale o médico?”, se mostra atual e é uma bandeira para esta e as próximas gestões do Conselho. “Valorizar o médico é também garantir à sociedade seu direito a um atendimento de qualidade no serviço público”, acrescentou.

O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Aloísio Tibiriçá, representando o CFM, considerou “o momento muito especial para todos os médicos que renovaram seu voto de confiança nesta Diretoria que bem soube dirigir os trabalhos dessa gloriosa entidade”.

“Para mim também é um momento muito especial porque é a primeira vez que um representante do Rio de Janeiro no Conselho Federal de Medicina vem aqui, em nome da presidência do CFM, para saudar a nova Diretoria do CREMERJ, e eu o faço com orgulho. Isso mostra o quanto nós do Estado do Rio conquistamos em importância de representação no cenário nacional. Certamente vocês vão assistir uma grande Presidente em uma grande entidade que é o CREMERJ”, frisou Aloísio Tibiriçá.

Ao passar a presidência do Conselho à Márcia Rosa, o então presidente Luís Fernando Moraes relembrou as ações realizadas em sua gestão, destacando os movimentos em defesa dos médicos da saúde pública e da saúde suplementar, contra a gestão das Organizações Sociais nas emergências e o apoio à greve dos médicos residentes, entre outras.

Nova Presidente critica a forma retrógrada e neoliberal de gerir a saúde

Em seu discurso de posse, Márcia Rosa lembrou que, mais uma vez, a Causa Médica, instada à direção do Conselho pelo voto da maioria dos médicos do Estado do Rio de Janeiro, renova a sua Diretoria para o mandato que vai expirar em 2013, lembrando que valorizar o médico é garantir à sociedade seu direito de um atendimento de qualidade no serviço público.  “ Para isso, o financiamento da saúde deve ser regulamentado, de imediato, pela Emenda 29. O corte de R$ 50 bilhões do orçamento do governo federal em favor da manutenção do pagamento de juros sobre o montante de R$ 200 bilhões de reais, não pode ser ignorado, devendo ser alvo de nossa reprovação”,  salientou.

Márcia Rosa garantiu que a precarização do trabalho médico e a privatização serão combatidas sem tréguas. \"Cabe a nós, CREMERJ, sociedades de especialidade e demais associações vinculadas aos médicos liderarem um grande salto nas condições de atendimento, condições de trabalho e remuneração\", observou.

Garantindo que o Conselho continuará a lutar para garantir a dignidade dos honorários médicos na saúde suplementar e da relação das operadoras de planos de saúde com seus credenciados, Márcia Rosa acentuou que tal atuação tem sido referência nacional, integrando e fortalecendo o movimento nacional pelo projeto de lei 6964/10 que, entre outros artigos, prevê um reajuste anual de honorários médicos em contratos celebrados entre médicos e operadoras.

A nova Presidente do Conselho fez questão também de dizer que a Causa Médica, mais uma, inova e se renova ao privilegiar a participação das mulheres na direção de seus caminhos, alçando à sua diretoria de 11 membros, cionco conselheiras provenientes de sociedades e comissões de éticas. \"Mulheres comprovadamente ativas em toda a história do movimento médico\", acrescentou.

Encerrando seu discurso, ela convocou todos os médicos a se integrarem ao movimento Causa Médica, visando a uma medicina de alta qualidade para uma sociedade justa e solidária, porque a Saúde vale muito!

Conheça os membros da nova diretoria:

Presidente: Márcia Rosa de Araujo

Primeira Vice-Presidente: Vera Fonseca

Segunda Vice-Presidente: Erika Monteiro Reis

Diretor Secretário Geral: Pablo Vasquez Queimadelos

Diretor Primeiro Secretário: Sergio Albieri

Diretora Segunda Secretária: Kássie Regina Neves

Diretor Tesoureiro: Armindo Fernando Mendes

Diretor Primeiro Tesoureiro: Serafim Ferreira Borges

Diretor de Sede e Representações: Nelson Nahon

Corregedora: Marília de Abreu Silva

Vice-Corregedor: Renato Brito de Alencastro