Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Bolsa extra para os estudantes de pediatria

29/03/2011

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) vai conceder uma bolsa extra para os residentes de pediatria, por conta da grande carência, constatada em todo o país, nessa especialidade.

“O secretário Sérgio Cortez me apresentou um plano de médio prazo, estratégico para o Rio, que é pagar uma bolsa, além da que já se paga com recursos do Ministério da Educação, para todos os residentes de pediatria não só estaduais, como também municipais e federais”, disse o governador do Rio, Sérgio Cabral.

Cabral disse ainda que pelo fato de o problema ser nacional, outros estados devem copiar a ideia. Para cada 100 médicos formados, menos de dez são pediatras. É uma carência gigantesca. É uma forma de tentar atrair esse profissional.

O valor da bolsa ainda não foi definido, mas o governador garantiu que deve assinar o decreto que aprova o incentivo em até 30 dias.

Honorários baixos 

Uma pediatra da rede municipal de saúde, que preferiu não se identificar, chamou a iniciativa de paliativa. “Na verdade, não é um compromisso com a pediatria, pois os salários são muito defasados, sobretudo se comparados ao investimento que um aluno fez para se formar. A carreira de pediatria é muito gratificante, mas o salário no serviço público é indigno\".

A médica explicou que diferentemente de outras especialidades, o pediatra não tem outros procedimentos para conseguir uma remuneração maior, como intervenções cirúrgicas por exemplo. “O pediatra tem que trabalhar muito mais para ter um salário parecido aos colegas de outras especialidades. Resultado: os professores de pediatria estão implorando aos alunos que sigam essa especialidade”, disse.

Fonte: Agência Brasil