Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ alerta sobre os riscos da dengue

23/03/2011

O CREMERJ apóia as iniciativas coordenadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério de Saúde que reforçam a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti.

É fundamental, neste momento, o acompanhamento sistemático da implantação dos planos de contingência no Rio de Janeiro sob ameaça de epidemia, para garantir atendimento de qualidade à população em tempo adequado, minimizando os efeitos nocivos da doença e evitando o aumento do número vítimas, inclusive fatais.

A dengue não é um problema unicamente da Saúde, e isso implica a adoção de medidas urgentes nos campos da assistência, saneamento, coleta de lixo, segurança, educação, turismo, distribuição de renda, meio ambiente, trabalho, entre outros, assim como a garantia de mais recursos para o SUS.

Da mesma forma, pedimos o envolvimento de todos os setores da sociedade nesta luta, demonstrando claramente o importante papel que cada cidadão tem para enfrentar uma possível epidemia, assim como os médicos hoje já engajados no atendimento à população.

O CREMERJ, como entidade representativa de 56 mil médicos, coloca-se como parceiro na batalha contra a dengue e se oferece para contribuir na elaboração de políticas de combate e prevenção, nas ações de mobilização social e política e na qualificação dos médicos para diagnóstico e tratamento da doença, entre outros. Nossa contribuição surge por acreditarmos que somente agindo em conjunto vamos poder evitar o avanço dessa doença.

 

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

Clique aqui e leia na íntegra:

Manejo Clínico da Dengue

Manual Dengue: diagnóstico e manejo clínico – Criança

Manual Dengue: diagnóstico e manejo clínico – Mulheres Grávidas

As Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue

Protocolo e Atendimento da Dengue da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro