Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ informa sobre riscos à saúde após enchentes

21/01/2011

Situações de desastres, como inundações, aumentam os riscos de contaminação por comprometer o abastecimento de água potável e de alimentos, além de provocar doenças. Há, portanto, uma demanda natural da população por medidas que possam minimizar os efeitos e os riscos decorrentes.

As ações para minimizar os riscos de  infecções e de suas possíveis conseqüências devem ser imediatas e efetivas. É essencial que as populações atingidas tenham acesso a:

- Informações corretas e adequadas;
- Água tratada e alimentos em condições adequadas para consumo;
- Serviços básicos de saúde em funcionamento pleno;
- Medicamentos que eventualmente sejam necessários;
- Abrigo em locais seguros.

As inundações aumentam os riscos de aquisição de doenças infecciosas transmitidas de água contaminada através contato ou  ingestão, como leptospirose, hepatite A, hepatite E, doenças diarreicas (Escherichia coli, Shigella, Salmonella) e, em menor grau,  febre tifóide e cólera. As chuvas, e não as inundações, podem também facilitar a ocorrência de dengue, uma vez que o acúmulo de água relativamente limpa em qualquer recipiente (vasos de plantas, latas, pneus velhos etc.) permite a proliferação do Aëdes aegypti.

Confira aqui a cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde com cuidados possíveis para evitar a transmissão de doenças e preservar a saúde da população.