Saúde no topo das pesquisas
10/01/2011
Em dezembro de 2010, pesquisas de avaliação do governo Lula e de expectativa em relação à presidente Dilma revelaram a importância da Saúde para a população. Além de desaprovar a política para o setor, os brasileiros querem que a Saúde seja prioridade no próximo governo.
De acordo com a pesquisa CNI/Ibope, a expectativa de 62% dos entrevistados é ótima ou boa em relação ao governo de Dilma Rousseff. A Saúde foi considerada prioridade para 51% dos brasileiros consultados, muito à frente dos outros nove itens como Educação (11%) e Segurança Pública (7%), segundo e terceiro colocados. A pesquisa também indicou que 54% dos brasileiros desaprovam a atuação do governo na área da Saúde. O Ibope entrevistou cerca de duas mil pessoas no início de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Já o levantamento feito pelo Instituto Sensus - encomendado pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) - registrou aprovação pessoal de 87% do presidente Lula. Mesmo com o nível de popularidade considerado um recorde mundial, Lula amargou apenas um índice negativo em toda a pesquisa: 37% dos entrevistados acreditam que a saúde piorou nos últimos seis meses. A pesquisa abordou duas mil pessoas entre os dias 23 e 27 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.