Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nota do CFM sobre validação de diplomas médicos

07/01/2011

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou na quinta-feira (6), nota onde ressalta a importância da implementação do Projeto Piloto de Revalidação de Diplomas Médicos obtidos em outros países (Portaria Interministerial MEC/MS nº 865/2009, publicada no Diário Oficial). No texto, a entidade aponta a pertinência da iniciativa como processo certificador da aptidão ao exercício da Medicina.

O presidente do CREMERJ, Luís Fernando Moraes, afirma que a medida só contribui para a dignificação do exercício profissional da medicina. \"Esses cursos, na maioria, não são reconhecidos, o que acaba por colocar em risco a saúde do paciente e a credibilidade do médico\", disse.

“Enfim, estamos seguros do compromisso do Projeto Piloto de Revalidação de Diplomas Médicos com o rigor educacional na construção desse processo avaliativo dos que obtiveram diplomas de medicina em outros países. Mantemos nossa defesa à proposta, a qual vemos como porta para o exercício da cidadania, sendo que o CFM estará atento para lutar contra pressões externas – de caráter corporativismo ou político-ideológicos – que intentem comprometer as metas almejadas”, finaliza o documento.

Para ler a íntegra do projeto, clique aqui.

Fonte: CFM