Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CNRM aprova descanso pós-plantão

03/01/2011

Por unanimidade, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) aprovou o descanso pós-plantão, pelo qual o pós-graduando terá direito a seis horas de folga depois de ter realizado um plantão noturno. A medida será normatizada no próximo encontro da CNRM, em janeiro.    

“A decisão representa segurança para o paciente e o médico”, resume o presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Nivio Lemos Moreira Jr. “Há vários estudos científicos demonstrando a relação entre a privação do sono e o erro”, completou.

Coordenadora da Comissão de Médicos Recém-Formados do CREMERJ, a conselheira Márcia Rosa de Araujo salienta a importância dessa decisão: “A segurança do paciente tem que ser priorizada. Essa medida só vem acrescentar na relação médico-paciente”.

As Comissões Regionais de Residência Médica (Coremes) deverão se organizar para fazer valer a nova regra.

Fonte: CNMR