Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Falta de médicos: carta do CREMERJ ao jornal O Globo

13/12/2010

Sobre a matéria “A 40 mil médicos da promessa” publicada neste domingo, o CREMERJ contesta a informação de que não há número suficiente de médicos no país. Há, na verdade, uma má distribuição de profissionais. Recente pesquisa do Conselho Federal de Medicina mostrou que o número de médicos cresceu em ritmo mais acelerado do que a população. Hoje, há cerca de 340 mil médicos no Brasil. A média nacional é de um médico para grupo de 578 habitantes, índice próximo ao dos Estados Unidos, que é de um para 411 pessoas.

É lamentável também que o secretário de Saúde Jorge Solla cogite facilitar a validação de diplomas estrangeiros. O médico bem formado no exterior presta a prova no Brasil e consegue validar seu diploma sem qualquer problema. Validar automaticamente o registro de médicos de formação duvidosa para suprir a falta de médicos no interior do país é oferecer Medicina de segunda linha para a população mais carente. Em resumo, a falta de médicos em todo o Brasil é causada por salários baixos, vínculos empregatícios precários e más condições de trabalho. Resolvidas estas questões, os médicos se apresentarão ao serviço público em número suficiente.

Luís Fernando Moraes, presidente do CREMERJ.