Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nota de falecimento do ex-presidente do CRM

06/12/2010

É com pesar que o CREMERJ comunica o falecimento do cardiologista, Gilson Maurity Santos, no dia 8 de novembro.
 
Com o auxílio financeiro deixado pelo pai, se dedicou com afinco ao aprendizado da profissão antes de se preocupar em ganhar dinheiro. Homem de militância nas sociedades profissionais, ficou conhecido no Conselho por sua liderança ideológica. Ele presidiu o Conselho em 1983.

Em sua carreira, fez cirurgia geral, pediátrica, vascular periférica e, finalmente, optou pela cirurgia de coração e tórax.  Foi do grupo dos pioneiros deste tipo de cirurgia no Rio de Janeiro.

Aos 84 anos, depois de divulgar mais de 50 trabalhos científicos, deixou aflorar outro talento que mantinha escondido desde a infância, quando chegou a trocar cartas com Monteiro Lobato. Em 1999, escreveu seu primeiro livro de poesia e, em seguida, publicou mais cinco livros.

Em 2006, completou 50 anos de livre exercício da medicina e foi homenageado pelo CREMERJ. “Faço parte da equipe da virada, da primeira Diretoria eleita pelos médicos, que tomou posse depois da ditadura militar”, disse na época, num misto de vaidade e agradecimento pelo tributo prestado pelos colegas.