Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ comenta incidente no Hospital Pedro II

15/10/2010

O CREMERJ informa que, até o momento, não recebeu nenhuma denúncia de morte provocada pela transferência dos pacientes do Hospital Pedro II para outras unidades de saúde. É preciso analisar cada caso de óbito entre os pacientes transferidos para que seja avaliada a responsabilidade deste procedimento na alteração do quadro.

Sabe-se que o plano de evacuação emergencial de um hospital vertical é uma operação complexa e delicada, mas as últimas informações dão conta de que as dificuldades já foram equacionadas com a montagem de um hospital de campanha.

Os hospitais Albert Schweitzer e Rocha Faria, que receberam grande parte dos pacientes transferidos, já estavam com emergências superlotadas, mas não registraram problemas de maior gravidade com a chegada dos pacientes oriundos do Hospital Pedro II.

O CREMERJ espera que as autoridades competentes apurem com rapidez as causas do incidente e punam os responsáveis, caso o fato tenha sido causado por negligência na manutenção predial. A reforma do Hospital Pedro II também deve ser uma prioridade para as autoridades de Saúde a fim de evitar o agravamento da superlotação das unidades da região e da desassistência à população da Zona Oeste.