Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ notifica PAM de Del Castilho

08/10/2010

Unidade tem dez dias úteis para repor quadro de pediatras


Nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, o CREMERJ constatou que a emergência pediátrica do PAM Rodolpho Rocco, conhecido como PAM de Del Castilho, ficaria fechada o dia inteiro por conta da falta de pediatras nas equipes da unidade. A direção do PAM foi notificada para que sejam contratados seis (6) pediatras no prazo máximo de dez dias úteis, para que os plantões da emergência funcionem adequadamente. Caso a exigência não seja cumprida pela direção e pela Secretaria Municipal de Saúde no prazo estipulado, o CREMERJ pedirá a interdição da emergência pediátrica à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público Estadual. As crianças que chegavam hoje à unidade eram redirecionadas para hospitais da região como o Hospital Municipal Salgado Filho e o Hospital da Piedade. “O fechamento de uma emergência é uma medida drástica e excepcional, indicada apenas para casos em que não exista nenhuma solução”, afirma Pablo Queimadelos, diretor secretário-geral e coordenador da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ.

O PAM de Del Castilho tem prestado um bom atendimento à população mesmo com as precárias condições de trabalho e a falta de médicos. Hoje, na clínica médica, dois médicos faziam o atendimento ambulatorial, enquanto os outros oito consultórios da especialidade estavam equipados, porém sem médicos. Também não havia ortopedista para atendimento na emergência. Se contasse com a equipe de clínicos completa, a unidade poderia fazer cerca de 200 atendimentos por dia na especialidade.  Este PAM atende à população das APs 3.1, 3.2 e 3.3, que somam cerca de 2 milhões de habitantes. E, além da demanda normal, a unidade também recebe diversos encaminhamentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região.

“As crianças não eram atendidas na emergência e tinham que procurar outra unidade de saúde, enquanto os seis leitos da enfermaria pediátrica estavam vazios, mas equipados. O pediatra do plantão de quinta-feira à noite é obrigado a evitar internações e transferir as crianças internadas para outros hospitais antes de entregar o plantão. Isto porque as crianças não poderiam ser mantidas na unidade por 24 horas sem o especialista para acompanhar a evolução do seu quadro. E não há mais ambulância no PAM para fazer esta transferência e a equipe é obrigada a chamar os bombeiros”, afirma Queimadelos.

Há duas semanas, o CREMERJ entrou com uma ação judicial cobrando que a Prefeitura contrate imediatamente médicos pediatras para o PAM de Del Castilho. “O déficit de recursos humanos é um problema crônico nas unidades de saúde do Rio de Janeiro. O último concurso realizado pela Prefeitura com vagas para médicos contemplou apenas o Programa de Saúde da Família. Há muito tempo não temos concursos para a rede municipal de saúde”, afirma Queimadelos.