Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CFM faz alerta sobre divulgação de dados na internet

28/09/2010


O Conselho Federal de Medicina (CFM) faz alerta sobre páginas eletrônicas que solicitam dados de médicos com um discurso de valorização e mobilização social da classe. A entidade ressalta  que os profissionais correm riscos ao oferecerem seus dados e informações em sites e redes sociais sem uma rigorosa verificação de suas finalidades e responsáveis.
 
Páginas eletrônicas denunciadas ao Conselho apresentam espaços de propagandas falsas e pretensões de negociar informações com objetivo de lucro. Segundo o coordenador do Setor de Informática do CFM, Goethe Ramos, alguns cadastros são duvidosos ao apresentarem que teriam 364 mil cadastrados, sendo esta a totalidade de médicos ativos no país. Ele explica que com este subterfúgio, os médicos  são induzidos ao equívoco de prestar informação a uma fonte não edificada, que pode utilizá-la para fins desconhecidos.
 
O médico ainda precisa ficar atento ao artigo 111 do Código de Ética Médica, que veda ao médico permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade. De acordo com o 1º secretário do CFM, Desiré Callegari, o descumprimento das normas pode levar o médico a responder a processos ético-profissionais.
 
Como ferramenta de segurança para o médico e a sociedade, o CFM disponibiliza em seu site oficial Portal Médico o nome do médico, assim como o número de registro no CRM, o estado de origem e especialidade. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) também divulga a foto do profissional como mais um mecanismo de segurança para resguardar os médicos de falsificações.
 
O CFM também afirma que não se responsabiliza por informações veiculadas por terceiros.
 
Fonte: Portal Médico (Conselho Federal de Medicina)