Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Profissionais de saúde debatem a psico-oncologia

24/09/2010


O 11º Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia e 4º Encontro Internacional de Cuidados Paliativos em Oncologia, promovidos pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, teve sua abertura oficial na tarde dessa quinta-feira, no Centro de Convenções do CBC. Com a participação de psico-oncologistas, médicos de diversas especialidades, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e demais profissionais que atuam no controle e tratamento do câncer, o evento discute a interdisciplinaridade de questões que envolvem o câncer, doença que acomete mais de 450 mil novos pacientes anualmente e é a segunda maior causa de morte no Brasil.

O CREMERJ esteve representado por seu presidente, Luis Fernando Soares Moraes, que ressaltou a importância da psico-oncologia. “É fundamental que exista essa integração entre as áreas da saúde no tratamento do câncer. O trabalho realizado pela psico-oncologia é louvável, porque através dele é possível resgatar a auto-confiança do paciente, melhorando a qualidade de vida e até mesmo aumentando a possibilidade de cura”, disse ele.

Entre os principais temas abordados no congresso, que têm a co-realização da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP), estão tratamento integral em oncologia, dilemas éticos, a sexualidade no câncer, a comunicação da doença, o câncer na infância, desafios em psico-oncologia pediátrica, realidade e futuro dos cuidados paliativos em oncologia no Brasil e no mundo, estilo de vida, prevenção e genética.