Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nota de falecimento da pediatra Dalva Sayeg

20/09/2010


Faleceu nesse domingo, 19, a pediatra Dalva Sayeg, membro da Câmara Técnica de Pediatria do CREMERJ. Nascida em 13 de setembro de 1928, em Minas Gerais. Dalva se formou em 1954 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez especialização no Hospital dos Servidores do Estado.

Sua trajetória profissional sempre esteve ligada ao serviço público e às ações básicas de saúde. Foi diretora do antigo Departamento Nacional da Criança onde, em 1973, criou o Programa de Saúde Materno-Infantil, que era “abrangente”, tratava a criança, o adolescente, a gestante, o natal e o pré-natal, o puerpério e foi “incluído no I Plano Nacional de Desenvolvimento (PNUD)” – um fato histórico e inédito, segundo informou, em depoimento ao jornalista Glauco Carneiro, para o Livro “Um compromisso com a esperança. História da Sociedade Brasileira de Pediatria” (SBP e Expressão e Cultura, 2000).

Posteriormente, a pediatra deixou o Ministério da Saúde e foi dirigir o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ.

Muito atuante também no movimento associativo, Dalva foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Ensino da Pediatria/ Graduação, no triênio 1998/2000, durante a gestão do presidente Lincoln Freire. Na Academia Brasileira de Pediatria, ela era titular da cadeira nº 15 e foi secretária, assumindo em 2006, a convite e sob a presidência do dr. Reinaldo Martins.

Em 1985, Dalva Sayeg recebeu da Assembleia Legislativa o título de Cidadã do Estado do Rio de Janeiro.