Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médicos residentes do Rio votam pelo fim da greve

16/09/2010


Em assembleia dirigida pela AMERERJ no Instituto Nacional de Cardiologia (INC) nessa quinta-feira, 16, os médicos residentes do Estado do Rio de Janeiro votaram pela aceitação da proposta de 22% de reajuste da bolsa e pelo encerramento da greve. A negociação foi feita entre a Comissão Nacional de Greve, liderada pela ANMR; representantes dos residentes nos Estados e os ministros da Saúde, José Gomes Temporão; e da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, na terça-feira. O reajuste será concedido a partir de janeiro de 2011, e caso o acordo não seja respeitado, a AMERERJ se comprometeu a restabelecer o movimento paredista.

A pauta da reunião na capital federal também definiu a formação de um grupo de trabalho permanente para reavaliações periódicas das perdas inflacionárias a partir do próximo mês.

“A greve mostrou que os residentes estão unidos e dispostos a lutar pela melhoria da sua especialização e, consequentemente, por uma saúde pública de excelência”, afirmou a presidente da AMERERJ, Beatriz Costa.
Ela salientou que apesar de os 22% estarem aquém do reivindicado, reajuste dessa proporção não foi conquistado por outras áreas de saúde nos últimos anos.

“Após 31 dias de greve, a avaliação é de que o movimento foi muito positivo, porque os residentes mostraram união, tiveram maturidade e se mantiveram éticos ao longo da paralisação. Eles deram o recado: é preciso valorizar o residente e é preciso valorizar o preceptor, porque o médico vale muito”, disse o diretor do CREMERJ Pablo Vazquez Queimadelos.

Durante a assembléia no Rio de Janeiro, os residentes ainda votaram pelo retorno às atividades no dia 20 de setembro e pela não reposição da carga horária.

A residência é considerada internacionalmente a melhor modalidade de especialização médica, mas desde 2006 a bolsa não tem reajuste. O movimento de paralisação nacional foi coordenado pela Associação Nacional dos Médicos Residentes (www.anmr.com.br) e  contou com o apoio de todas as entidades médicas do Brasil.