Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Manifestação reúne 600 médicos residentes no Rio

02/09/2010

Nessa quinta-feira, 2 de setembro, cerca de 600 médicos residentes participaram da manifestação organizada pela Associação de Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (AMERERJ) em frente à Câmara Municipal, em direção à Assembleia Legislativa, no Centro do Rio. O evento contou com a participação dos Conselheiros do CREMERJ Pablo Vazquez, Márcia Rosa de Araujo e Armindo Fernando Costa, além do deputado federal Chico d´Angelo e os estaduais Alessandro Molon e Fernando Gusmão.

No dia 10 de setembro, haverá uma nova assembleia dos médicos residentes no auditório do CREMERJ em Botafogo, às 11h, para discutir os rumos do movimento de paralisação. A pauta de reivindicações dos residentes, que somam mais de 22 mil em todo o país, inclui reajustes da bolsa e dos auxílios, 13ª bolsa, insalubridade e aumento de quatro para seis meses de licença maternidade. Estima-se que 90% dos médicos residentes do país aderiram ao movimento paredista.

“Continuamos em greve e lutando por melhores condições de trabalho para os médicos residentes. Não podemos aceitar os 20% de reajuste que o governo nos propõe, porque o valor da nossa bolsa-auxílio está congelado há quatro anos. Nossa reivindicação inicial era de reajuste de 38%, mas fizemos uma contraproposta de aumento imediato de 28,7% e gradual do restante ao longo do próximo ano, mas o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação recusaram o acordo”, afirma Beatriz Costa, presidente da AMERERJ.

O movimento de paralisação é coordenado pela Associação Nacional dos Médicos Residentes (www.anmr.com.br) e  conta com o apoio de todas as entidades médicas. Nos estados, está sendo organizado pelas associações regionais e, no Rio de Janeiro, pela nova diretoria da AMERERJ (http://amererj.blogspot.com).