Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ debate a atuação de acadêmicos em hospitais

31/08/2010

O CREMERJ informa que tem trabalhado em parceria com as autoridades policiais para coibir os casos de estudantes de medicina que atuam como médicos, sem supervisão de um profissional qualificado e utilizando carimbos falsos. Como não tem ingerência sobre casos de exercício ilegal da medicina, o CREMERJ repassa todas as denúncias de falsos médicos à polícia, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. E é importante ressaltar que as recentes notícias mostram que a polícia tem atuado de forma rigorosa contra aqueles que praticam este crime. Cabe ao CREMERJ apurar e julgar a participação de médicos - formados e registrados - supostamente envolvidos nestes casos.
Apesar de ter responsabilidade apenas sobre os médicos, o CREMERJ tem especial preocupação com aqueles que estão em plena formação, principalmente, em função das inúmeras críticas às instituições de ensino. Por isso, de 13 a 17 de setembro, o CREMERJ promoverá um Fórum do Ensino Médico voltado para acadêmicos de medicina com o intuito de debater a prática da ética médica na rotina dos hospitais com representantes das sociedades de especialidade, diretores de hospitais e universidades, além de médicos, professores e alunos.
Sobre o caso da paciente Joanna Marcenal, o CREMERJ informa que há uma sindicância em andamento para apurar o atendimento prestado no Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca. Neste procedimento também será apurada a responsabilidade da direção técnica do hospital na contratação de uma pessoa não habilitada para a função de médico. De acordo com o Código de Ética Médica, o diretor técnico da unidade é o responsável por verificar a regularidade do registro dos médicos a serem contratados.
Sendo assim, o CREMERJ faz um apelo aos diretores de unidades de saúde para que tratem com o maior rigor a contratação de médicos. Além de exigir a apresentação da Carteira de Identidade Médica, que é um documento com foto, eles podem e devem solicitar a Certidão de Regularidade do registro médico. Para facilitar o processo, o CREMERJ criou um serviço que permite a impressão desta certidão através do seu site. O médico só precisa acessar a Área do Médico, que exige senha e confirmação de informações pessoais por questão de segurança. O diretor médico da unidade também pode validar esta certidão no site do CREMERJ, utilizando o número de série do documento. O CREMERJ também mantém, em seu site (www.cremerj.org.br), um sistema simples de busca que informa a situação atual de todos os médicos do Estado do Rio, inclusive se o registro deste médico é válido, se foi cassado ou transferido.
Já as denúncias devem ser feitas por escrito na sede, subsedes ou seccionais do CREMERJ, com a identificação e assinatura do denunciante. O endereço da sede do CREMERJ é Praia de Botafogo, 228 – loja 119 - Botafogo. Todos os endereços das subsedes e seccionais também estão disponíveis no site do Conselho. O horário de atendimento do CREMERJ é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.