Residentes de todo o Brasil em greve a partir do dia 17
11/08/2010
Na segunda-feira, 9, a AMERERJ (Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro) realizou um encontro para organizar o movimento de paralisação que será deflagrado em nível nacional na próxima semana. Os residentes, que somam mais de 22 mil em todo o país, entregaram ao Ministério da Saúde uma pauta de reivindicações que inclui reajustes da bolsa, em 38%, e dos auxílios, licença-maternidade, 13ª bolsa, insalubridade e aumento de 4 para 6 meses de licença maternidade.
Presidente da AMERERJ, Beatriz Costa ressaltou que a proposta do MEC e do Ministério da Saúde, de reajuste de 17%, é insuficiente. \"Não aceitamos, porque o percentual oferecido está longe das perdas que tivemos. A bolsa não tem reajuste desde 2006. Infelizmente, chegamos a esse estado de greve, que é a última instância das negociações, e se tivermos de parar, vamos parar\", salientou.
De acordo com o processo-consulta nº 6.155/2001 e com o parecer nº 20/2002, ambos do CFM, em que a ANMR se respalda para comandar o movimento, a greve é legal e justa, desde que o Código de Ética Médica seja respeitado. Os atendimentos de urgência devem ser mantidos, a direção de cada unidade precisa ser informada sobre a paralisação e os residentes devem permanecer em assembleia dentro do hospital.
Durante o XII ENEM (Encontro Nacional de Entidades Médicas), ocorrido no fim de julho em Brasília, os residentes tiveram o apoio de todas as entidades médicas, entre elas o CFM, a Fenam e a AMB. O movimento dos médicos residentes é nacional e está sendo coordenado pela ANMR (www.anmr.com.br). Nos estados, está sendo organizado pelas associações regionais e, no Rio de Janeiro, pela nova diretoria da AMERERJ.
Na próxima terça-feira, 17, haverá uma assembleia dos médicos residentes do Rio de Janeiro no auditório do Hospital Salgado Filho, às 18h.
Assembleia dos Médicos Residentes do Rio de Janeiro
Quando: 17 de agosto, terça-feira, às 18h
Onde: auditório do Hospital Salgado Filho (rua Arquias Cordeiro, 370 - Méier)