Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Pesquisa Médica sobre Assistência Obstétrica

22/07/2010


Em 2008, um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde revelou que 43% do total de partos realizados no Brasil são cirúrgicos. Na rede de assistência suplementar, eles representam 80%. Em razão disso, a Comissão de Parto Normal do CFM está realizando uma pesquisa nacional com objetivo de conhecer a percepção de ginecologistas e obstetras sobre o parto normal e identificar as razões pelas quais o índice de cesarianas é tão elevado entre as usuárias de planos de saúde.

A Pesquisa Médica sobre Assistência Obstétrica está sendo feita através da internet, pelo site www.medico.cfm.org.br/pesquisaparto. As respostas ao questionário são mantidas em sigilo e a segurança do procedimento é garantida por um mecanismo de autenticação que exige do médico o número de CRM e respectivo Estado, além da data de nascimento. Contudo, esses dados são automaticamente dissociados das informações prestadas.

Vice-presidente do CREMERJ e representante da Febrasgo na comissão do CFM, Vera Fonseca salienta a importância do estudo: “Sabemos que é preciso aperfeiçoar a atenção obstétrica e neonatal na rede suplementar, por isso queremos reunir o máximo de dados com os médicos para podermos traçar com a maior fidelidade possível as nossas ações de promoção ao parto normal”.

Todos os 16.163 médicos associados à Febrasgo estão sendo convocados por e-mail. Se você é obstetra, não deixe de participar. Sua colaboração é fundamental para a construção das estratégias de incentivo ao parto normal.